Governo e Ilê Aiyê estudam firmar parcerias por meio do Pacto Pela Vida
Governo e Ilê Aiyê estudam firmar parcerias por meio do Pacto Pela Vida
Ocupar cada vez mais o tempo dos jovens com atividades nas áreas da educação e cultura. Esta foi a proposta apresentada pelo governador Rui Costa aos blocos afro Olodum e Ilê Aiyê durante o Carnaval deste ano. Neste sentido, um importante passo foi dado na tarde desta terça-feira (4) com o intuito de avançar a discussão que resultará na parceria com a Associação Cultural Carnavalesca Ilê Aiyê. O governador Rui Costa, acompanhado dos secretários Vera Lúcia (Promoção da Igualdade Racial), Jorge Portugal (Cultura) e Geraldo Reis (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o diretor presidente da entidade, Vovô do Ilê, entre outros membros da diretoria da associação.
Durante a reunião, o secretário de Justiça, Geraldo Reis, observou que as propostas apresentadas pelo Ilê à equipe de governo estão de acordo com o que preveem as diretrizes do programa Pacto Pela Vida. ?A ideia do governador é ter esta conexão, esta parceria com as entidades, neste caso específico com o Ilê Aiyê. Utilizando a imagem positiva que tem o Ilê, a tradição cultural e sobretudo, o enraizamento, o sentimento de pertencimento, a identidade que este bloco é capaz de criar junto aos adolescentes, jovens, e à população em geral. Estamos apostando nesta forte parceria com o Ilê e com outros blocos afro?.
Conforme o titular da Secretaria de Cultura do Estado, Jorge Portugal, o governador solicitou que um grupo composto pelos secretários presentes na reunião, mais o de Turismo analisem e definam a melhor forma de formatar a parceria. Ele informou ainda que um dos projetos que podem ser viabilizados com apoio do governo do Estado contempla a economia criativa. ?Houve uma ideia, que já foi aventada antes, de se fazer um Corredor Cultural na Liberdade. [A intenção é] ter ali o Ilê como o coração com a sua Banda Erê, curso de gastronomia, de moda e tudo mais. Ter também outras entidades como terreiros de candomblé, que estejam ali naquele corredor e que possam fazer dali um caminho da economia criativa?.
Ao final da reunião, Vovô do Ilê, destacou o papel social do Ilê e afirmou que a reunião foi positiva. ?Vamos, depois disso, desenvolver muito mais coisas na Liberdade e também no Recôncavo que, inclusive, será tema do nosso Carnaval em 2016. Precisamos ter esta proximidade porque muita gente aqui da Bahia não conhece a riqueza do Recôncavo e o tema vai ajudar a divulgar. Da mesma forma, queremos desenvolver atividades para contribuir para que o negro do Recôncavo assuma sua negritude?.