DIA DA MULHER: Livro conta história do candomblé na Bahia a partir da perspectiva feminina
DIA DA MULHER: Livro conta história do candomblé na Bahia a partir da perspectiva feminina
Nesta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, vai ser lançado o livro Equede – A Mãe de Todos. A obra é um livro testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha. Durante as 172 páginas do livro ela conta a importância, o respeito e o reconhecimento que o cargo de equede tem dentro do candomblé.
Um cargo que concentra os poderes maternais do acolhimento, da concepção, do cuidado e da educação. O lançamento acontece no terreiro da Casa Branca, às 19hrs.
Equede – A Mãe de Todos, além de um importante livro testemunho ? visto a raridade de se encontrar publicações com figuras de destaques da comunidade negra sendo porta vozes de sua própria história sem intermediários ? é um livro histórico, já que a vida de Sinha, parida dentro do terreiro da Casa Branca, se funde com a história do mais famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil.
São mais de 200 fotos ? tanto do acervo pessoal da autora e da Casa Branca quanto dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm, da Fundação Pierre Verger e ilustrações exclusivas do artista Carlos Rezende. O livro, organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, traz ainda histórias inéditas, nunca registradas, como a invasão do Posto Esso imposta contra o terreiro na década de 70.
Quando: Terça-feira, 8 de março de 2016.
Local: Praça de Oxum do Ilê Axé Iyá Nassô Oká ?
Terreiro CASA BRANCA, Avenida Vasco da Gama, 463
Horário: 19 horas.
Valor do livro: R$100 (promocional de lançamento)