Cresce procura pelo teste rápido que detecta Aids e DSTs
Cresce procura pelo teste rápido que detecta Aids e DSTs
Em apenas 30 minutos, cerca de 759 foliões puderam conhecer sua condição sorológica para a Aids, Hepatites B e C e Sífilis. Esse é o número de pessoas que passaram pelas duas unidades do projeto Fique Sabendo até a noite deste domingo (15). A iniciativa faz parte das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTS) e Aids, e propõe a detecção precoce dessas enfermidades através do teste rápido com a coleta de apenas uma gota de sangue.
Em dois dias de atuação, foram realizados 3.036 exames, resultando no registro de 14 diagnósticos positivos para HIV, 67 para Sífilis, três reagentes para Hepatite B e seis para o tipo C. Houve um acréscimo de 85% na quantidade de exames realizados em comparação com o mesmo período do ano passado (1.640).
O posto da Rua Marquês de Leão, na Barra, foi o local que mais realizou testes (1860), seguido da unidade da Praça Municipal, no Centro Histórico com 1.176 testes coletados. As unidades funcionam até amanhã (04), das 9h às 21h, no Centro Histórico, e das 12h à meia-noite, na Barra.
Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde.