Com fim do Carnaval, foliões apontam problemas que voltarão à tona após a folia momesca
Com fim do Carnaval, foliões apontam problemas que voltarão à tona após a folia momesca
“Foi eterno enquanto durou […] Mas chegou ao fim”. O último dia oficial do Carnaval de Salvador passou e, pela opinião pública, deixou saudades. Porém, agora, os velhos problemas, que deram uma “pausa” devido à folia momesca, voltam à tona. Impostos, corrupção, educação, política…Com qual deles as pessoas estão preocupadas? A reportagem do Aratu Online foi às ruas e descobriu que até os turistas estrangeiros estão cientes das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros.
A estudante israelense Dina Stescovich concorda que a segurança pública deixa a desejar no Brasil, inclusive durante os festejos de fevereiro. “Nós podemos ver pessoas pobres aqui, vocês não podem esconder isso. Vemos muitos crimes e todos os nossos amigos com medo de serem roubados. Alguns, na verdade, foram atacados e roubados por alguns brasileiros. O Carnaval tenta esconder isso e trazer muita felicidade. Depois que acabar, vai tudo voltar à tona”, lamenta ela.
A opinião da estrangeira é dividida com a analista de RH, Leandra Andrade. “Eu prefiro fazer minhas reuniões em casa do que ficar na rua aberta a qualquer coisa de violência. Eu sei que isso não acontece só em Salvador. Precisamos rever isso do nosso país”, avalia.
O cabelereiro Elionado Cardoso comenta que o desafio após a festa de momo será enfrentado pelos trabalhadores. “No Carnaval as pessoas esquecem dos problemas pois a folia está aí. Quando passa o Carnaval volta a crise financeira, que tudo aumentou, por exemplo. Assim, as pessoas começam a partir para as greves. Então, a realidade é essa”, acredita Cardoso.
Já o servidor público Roberto Esteves diz que a principal preocupação após o Carnaval será de cunho político. “É a notícia da hora, que sempre volta à tona depois das festas. Agora, não é discutido, mas o nosso principal problema é a educação. 80% do problema no Brasil é isso. Em relação ao Carnaval, ninguém esquece dos problemas, apenas se divertem”, revela ele.
“Não vou chorar, nem vou me arrepender”. Finalizamos essa matéria com o mesmo trecho da música do Chiclete com Banana, à época liderada por Bell Marques, que abriu este texto. Agora, é enfrentar os problemas e não deixar os mesmos deixarem os brasileiros cabisbaixos.
Veja as entrevistas, em vídeo, dos foliões.