Bahia será representada no Festival Nordestino de Teatro com o espetáculo Joelma
Bahia será representada no Festival Nordestino de Teatro com o espetáculo Joelma
Com o tema O Lugar do Teatro, o 22° Festival Nordestino de Teatro (FNT) de Guaramiranga acontece deste sábado (5) ao dia 12 de setembro, na cidade serrana cearense. O evento tem acesso gratuito e as ações ocorrem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz, praças e escolas. Entre mostras, debates, oficinas, cortejos e outras atividades, está o espetáculo baiano Joelma, do grupo Território Sirius Teatro, apoiado pelo edital setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Todas as noites entrarão em cena os mais diversos gêneros teatrais para públicos de todas as idades, nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida e Palco Giratório/Sesc. O espetáculo Joelma será apresentado na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, neste sábado. Baseada em fatos reais, a peça é oriunda de um projeto de audiovisual de curta metragem e já participou de vários festivais de cinema, recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014, foi indicada ao prêmio Braskem na categoria ator em 2013 e recebeu prêmios de júri popular.
A montagem conta a história da inadequação de uma mulher, nascida no corpo de um homem. Nos 30 anos que vive no sul do país, muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual e, por fim, retorna para Ipiaú (BA), sua cidade natal. ?Tenho uma relação pessoal de carinho com Guaramiranga. É o quarto espetáculo que apresento nesta cidade tão bonita, pequena, com dois teatros e que abriga um festival muito importante, que é o Festival Nordestino de Teatro. Para a gente é muito importante estar no rol dos espetáculos selecionados e representando a Bahia?, considerou o diretor, autor e ator de Joelma, Fábio Vidal.