Salvador recebe festival de cinema indígena com mais de 45 etnias
Salvador recebe festival de cinema indígena com mais de 45 etnias
Durante os dias 12 a 16 de julho, Salvador recebe o festival Cine Kurumim com uma programação voltada às questões indígenas. O evento acontecerá na Saladearte Cinema do Museu, com filmes que participam das mostras competitivas de curta e longa-metragem, incluindo produções internacionais, a maior parte inédita no Brasil e com a mostra ?Cinema das Mulheres Indígenas?, que retrata a produção audiovisual realizada por mulheres indígenas no continente americano. Uma programação paralela acontece no Palacete das Artes, com a Mostra Nordeste Indígena e a Sessão Especial Volta Grande do Xingu.
LEIA MAIS: 15 ANOS DO PENTA: Cinema, música, política, crime e tecnologia? Como era mesmo o mundo em 2002?
LEIA MAIS: PRA DOIS: Após atropelo, Jayme Figura fala sobre dores, cinema, música e futuro
Serão mais de 60 filmes, longas, médias e curtas, em sessões com a presença de realizadores/as indígenas. A diversidade dos povos indígenas está expressa na programação do festival com produções audiovisuais que enfocam mais de 45 etnias.
Uma temática recorrente nos filmes é o impacto socioambiental de hidrelétricas, mineração e agronegócio em terras indígenas. A sessão especial Volta Grande do Xingu e o debate Minha Aldeia é um Mundo: Resistências Indígenas abordam a temática.
No domingo (16), a programação conta com três animações e um curta documentário voltados especialmente para crianças. Ainda no último dia do festival, acontece a roda de conversa com o tema O Ritual no Cinema Indígena, com a participação de Alberto Álvares Guarani (MS), Werá Alexandre (SP) e Isael Maxakali (MG), com mediação de Jaborandy Tupinambá (BA), seguido da premiação de melhor curta e longa-metragem escolhido pelo Júri do festival que é composto por Ailton Krenak, Patrícia Ferreira Keretxu e Andres Carvajal (Chile).
A programação completa dos filmes, mostras e debates está no site: cinekurumin.com
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.