Editora baiana lança livro em HQ com histórias situadas em Salvador
A trama é contada por várias vozes e articula três histórias que se passam em Salvador
Vivaldi, autor da obra, se baseou nas próprias observações e vivências para fazer o livro. “Quando cheguei aqui, em 2014, quis conhecer o Centro Histórico, a Cidade Baixa, os becos, os bairros e o Subúrbio. Era um mundo completamente novo que não parava de se revelar. Tudo isso começou a tomar consistência e a nutrir conjecturas que se transformaram nesse livro”, disse ele.
Para Esteban, Salvador se revelou potência cultural, contradição social, mistura antropológica complexa e paraíso geográfico: “Esse jeito nobre e miserável, essa sofisticação e simplicidade, esse ar de província e, ao mesmo tempo, cidade imperial, esse ser muitas coisas contemporaneamente. Acho que é suficiente para se apaixonar”.
Estreia
Produzida ao longo de um ano, Roma Negra marca a estreia do ilustrador no fantástico mundo das histórias em quadrinhos. Mas, seu interesse pelo gênero é antigo: “Sempre gostei de quadrinhos. Quando era criança, não parava de desenhar. O desenho me acompanha como um cachorro fiel. Posso dizer até que o desenho já me salvou a vida várias vezes, me puxando do fundo do poço existencial”.
O título do livro é uma referência a Salvador, conhecida também como Roma Negra, por conta da forte presença das religiões de matriz africana, e traça um paralelo com a capital italiana, onde Esteban passou boa parte de sua vida. “É uma relação de tipo poética e espiritual. As duas são capitais religiosas importantes: Roma é a capital do catolicismo, Salvador é a capital do candomblé”.
Serviço:
Lançamento do livro Roma Negra, de Esteban Vivaldi
Tamanho: 204 páginas
Gênero: HQ, graphic novel
À venda: solisluna.com.br
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!