Ao Aratu On, nova Deusa do Ébano fala sobre a valorização da mulher negra: "para as crianças, é muito importante"
Como Deusa do Ébano, Dalila já tem um plano: ajudar crianças e mulheres negras a se sentirem cada vez mais valorizadas, felizes com a própria imagem e donas de si
Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, eleita a nova Deusa do Ébano do Ilê Aiyê para o Carnaval de 2023, sabe que a posição de destaque que ganhou também traz responsabilidades importantes. Em entrevista ao Aratu On, ela contou que, desde criança, quando via o bloco do Ilê passar na avenida, aprendeu que ser preto é bonito, e faz questão de reforçar essa imagem para a geração que está crescendo agora.
"Para as crianças, é muito importante quando elas se enxergam em uma pessoa. Principalmente na escola, na sala de aula, quando uma criança negra se sente excluída ali, naquele meio, e aí, de repente, entra uma professora negra na sala de aula, que traz todos aqueles ensinamentos para ela. E aí, a gente consegue ver a mudança, a energia, o olhar da criança. Ela se sente acolhida".
Como Deusa do Ébano, Dalila já tem um plano: ajudar crianças e mulheres negras a se sentirem cada vez mais valorizadas, felizes com a própria imagem e donas de si. "Pretendo empoderar cada vez mais as mulheres da nossa sociedade, enaltecer a nossa beleza, a autoestima, fazer com que essa força que temos guardada desabroche, saia dessa caixa. Isso é preciso".
E antes de levar essa "missão", como chama Dalila, para o mundo, ela começou dentro de casa, com as sobrinhas. "Eu vejo que elas se espelham em mim. A alegria no olhar de cada uma delas é muito gratificante".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!