Cultura

Para relembrar início da Independência da Bahia, fogo simbólico é acesso em missa em Cachoeira

A cidade foi um dos principais pontos de resistência na Bahia contra as investidas dos portugueses

Por Moema Bartira

Para relembrar início da Independência da Bahia, fogo simbólico é acesso em missa em CachoeiraMoema Bartira

Uma grande festa está sendo preparada para comemorar o 2 de julho, data da Independência da Bahia, que foi fundamental para a independência do Brasil. Mas nem todo mundo sabe que tudo começou em Cachoeira.


Apesar de D. Pedro I ter declarado a independência brasileira no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, o país só se tornou livre da coroa portuguesa, de fato, com o movimento revolucionário iniciado na Vila de Cachoeira, em 25 de junho de 1822, que teve o desfecho em Salvador, no dia 2 de julho de 1823.


E, para celebrar, as comemorações da Independência, bem cedinho, foi realizada em Cachoeira uma missa na igreja matriz onde o fogo simbólico foi aceso, abençoado e segue para Salvador.


Estavam presentes na celebração pessoas da comunidade e autoridades locais. O padre Hélio Vilas Boas explicou que a luz da chama "é uma homenagem aos guerreiros da independência e representa liberdade".


Depois do fogo simbólico aceso na igreja, homens e mulheres cachoeirenses, oficiais e atletas saíram pelas ruas da cidade acompanhados pelo corpo de bombeiros.


E foi seu Zé de Zuza, de 80 anos, a pessoa que saiu primeiro com a tocha nas mãos. Ele já faz isso há 30 anos e se diz emocionado em participar desse ritual. O aposentado que tinha o ofício de pedreiro diz que pretende continuar todo 30 de julho, carregando o fogo simbólico pelas ruas até quando puder.


A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), também correu com a tocha na mão pela cidade. E, emocionada, falou com a TV Aratu sobre a importância da cidade para as independências da Bahia e do Brasil.


E é por isso que Cachoeira celebra com festa este momento. Estudantes e banda de fanfarra também estavam nas ruas animando e comemorando o 199º ano da Independência da Bahia.


A estudante Júlia Albergaria, que participa da banda de fanfarra, disse que se sente honrada em homenagear os guerreiros da independência


O grupo de atletas que leva a tocha vai passar por várias cidades como Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, até chegar ao bairro de Pirajá, em Salvador, onde também está sendo preparada uma grande festa no próximo sábado (2/7). 


LEIA MAIS: Exclusivo: MPC contraria Procuradoria da Bahia e diz que TCE pode apurar conduta de Rui Costa no "caso dos respiradores"


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos! 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.