Flipelô 2021 acontecerá de 17 a 21 de novembro; evento terá formato híbrido e gratuito
A Flipelô beneficiará diretamente a comunidade do Pelourinho, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local e o turismo, além de movimentar e promover o mundo da literatura.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) acontecerá de 17 a 21 de novembro, em Salvador. O evento este ano homenageará Graciliano Ramos, escritor e grande amigo de Jorge Amado. A Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Sesc, realizará o evento em formato híbrido e gratuito, com programação virtual e presencial, para pessoas de todas as idades.
A Flipelô beneficiará diretamente a comunidade do Pelourinho, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local e o turismo, além de movimentar e promover o mundo da literatura.
Os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão aplicados e o acesso ao evento será condicionado à comprovação de dose única ou duas doses da vacina. Será exigido o uso de máscaras e a temperatura será aferida. Um apoio está programado para possibilitar acessibilidade a portadores de deficiências e além disso, a maior parte dos eventos terá áudio-descrição e tradução de libras.
PROGRAMAÇÃO
A Flipelô terá mesas de debates presenciais, que contarão com a transmissão em tempo real no canal e redes socais do evento, com escritores internacionais do Equador, México, Porto Rico, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique, com escritores que representam as diversas regiões do país e uma presença importante de escritores vindos do interior da Bahia.
Na Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho será instalado um painel de LED que funcionará como uma central de transmissão, onde o público poderá assistir o que está sendo exibido no canal da Flipelô em tempo real.
Espetáculos e contações de histórias serão exibidos no canal do Youtube da Festa, que também terá programação infantil com oficinas e ações formativas.
Recitais de poesia, lançamentos de livros, espaço das Editoras Baianas, a presença da livraria oficial do evento – a LDM, Praça do Cordel e uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra.
A festa terá a área Gastronômica Amados Sabores, da qual participam restaurantes e bares do Centro Histórico, criando pratos exclusivos inspirados pelo tema “Amado Sertão - Comida Sertaneja da Bahia”, com inspiração no livro “A Cozinha Sertaneja da Bahia de Guilherme Radel”.
O evento também conta com a Rota das Artes, com exposição de obras de arte de artistas visuais que atuam no Centro Histórico, vivem e têm ateliês no local.
Além disso, a Flipelô+, que reúne instituições e empresas sediadas no Centro Histórico, desenvolverá suas próprias programações. Feira da Sé, na Praça da Sé, com produtos artesanais produzidos na Bahia. A adesão de 43 lojas situadas no Pelourinho, oferecendo descontos e produtos especiais. Espetáculos teatrais, atrações musicais e apresentação de grupos de capoeira e de percussão.
Monitores de Turismo e guias de turismo filiados a AGEMTUR – Associação dos guias turísticos da Bahia, estarão orientando o público. Para o transporte, haverá ativação, na Estação de Metrô do Campo da Pólvora, da ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ - disponibilizando vans que farão o traslado gratuito da estação até o Taboão e estacionamentos na região que terão tarifa única de R$ 15.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.