Coletivo baiano apresenta curta-metragens sobre sentimento da negritude
Coletivo baiano apresenta curta-metragens sobre sentimento da negritude
A Livraria Cultura e a Gran Maître Filmes apresentam "Até Provar que Não" de Lucas Portela, "Motriz", de Taís Amordivino, e "Rebento" de Vinícius Eliziário, curtas-metragens baianos e soteropolitanos que abordam o sentimento da negritude em celebração e reflexão ao mês da Consciência Negra.
As relações criadas dos realizadores negros com o cinema permeiam o sentimento da subjetividade e da poética que para além de contarem histórias, estabelecem novas visões referente aos universos dos diretorxs para com as histórias e personagens. Logo, os três filmes premiados e com vasta carreira em festivais nacionais e internacionais fazem dessa nova edição do Cineclube Cultura ser especial e inédita, pois possibilitará uma imersão em novas visões de cinema seguido de um bate-papo referente às obras e as relações do cinema com a negritude no Brasil e na Bahia.
"Até provar que não" é baseado no dia 6 de fevereiro de 2015, quando 24 jovens negros do bairro foram alvejados a tiro pelas forças policiais do estado no dia 6 de fevereiro de 2015. A mídia e a população já atribuíam às vítimas os piores julgamentos quando a professora universitária Lidiane Pontes presume que o seu marido, o médico Roberson Pontes, pode ter sido uma das vítimas, vai em busca da verdade, num dia que pode mudar completamente a sua vida.
LEIA MAIS: Suspeitos de efetuar sequestro e roubo em Teixeira de Freitas são capturados
"Motriz" narra a história de Bete, uma mulher de olhos caudalosos e sorriso largo que convive com a distância das filhas no interior de Minas Gerais, onde o tempo passa devagar e a saudade teima a andar depressa. Apesar disso, mãe e filha encontram no amor, a força motriz que as aproximam.
"Rebento", por sua vez, conta a história de um homem que, ao saber da gravidez de sua namorada, desata em si sentimentos suspensos. Pedro, só queria terminar o desenho de sua família.
Dando continuidade ao Cineclube Cultura, os três curtas serão exibidos no dia 15 de novembro (sexta-feira) às 18:00, no Teatro Eva Herz. Após a exibição, haverá um bate papo com o cineasta e diretor de “Rebento” Vinícius Eliziário, o roteirista e professor Gildon Oliveira, o pesquisador e roteirista Alexandre San Goes com a mediação da diretora e roteirista Ana do Carmo. O evento é gratuito e está sujeito à lotação do espaço.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.