Muitos carnavais: aos 87 anos, idosa curte folia e mostra que idade é só um número
Muitos carnavais: aos 87 anos, idosa curte folia e mostra que idade é só um número
Quem vê a dona Iara sendo levada em uma cadeira de rodas pelo circuito Dodô nem imagina que ela ainda tem pique para aproveitar muitos carnavais. Aos 87 anos, ela conta com a ajuda do filho, Fred Assis Ribeiro, ator, que faz questão de levar a matriarca para a avenida, mesmo com os empecilhos de acessibilidade.
“Eu era menino, ela me levava para os antigos carnavais da Praça São Pedro, Praça Castro Alves, depois eu ia sozinho, ela saía também. Ela sempre gostou de carnaval. Depois, com a idade, eu trago ela sempre”, conta o rapaz. Fred revela que há 10 anos traz dona Iara em uma cadeira, mas acrescenta que isso não a impede de curtir a festa.
“Ela levanta, dança, atrás do trio elétrico. Até atrás do Igor Kannário a gente foi”, brinca o ator. O Carnaval de Salvador tem atrações para todos os gostos, e dona Iara também tem seus favoritos: “Ela dança muito no Moraes Moreira, Cortejo Afro, Margareth… Levanta e dança”.
Fred ainda conta que toma muito cuidado no trajeto com a cadeira de rodas, já que existe uma multidão de pessoas nas ruas, mas também afirma que a maioria dos foliões sabem respeitar. “Na verdade, as pessoas tem respeito com a pessoa cadeirante, né? Pelo menos de idade. Tem carinho com ela, e abrem o caminho. Mesmo nos trios de corda, de abadás e tudo, os cordeiros afastam. Pra você vir, tem que saber lidar com isso. Então, você tem que ter cuidado para não machucar as pessoas, e contar com a boa vontade delas”, diz. E pelo sorriso no rosto, dona Iara mostra que os obstáculos são pequenos quando o assunto é o amor pelo Carnaval.
LEIA MAIS: ?Abadá surradinho?: foliões contam quais são as saudades dos carnavais passados
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no https://www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.