Cultura

Peça volta em cartaz para comemorar vitória no Prêmio Braskem de Teatro

Peça volta em cartaz para comemorar vitória no Prêmio Braskem de Teatro

Por Da Redação

Peça volta em cartaz para comemorar vitória no Prêmio Braskem de TeatroDiney Araujo

O espetáculo “Eudemonia ? Em memória a uma peça nunca encenada” volta em cartaz para uma curta temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho, nos dias 6 e 7 de julho (sexta e sábado), às 20h, e 8 de julho (domingo), às 19h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). As apresentações são em comemoração à vitória da diretora Letícia Bianchi no Prêmio Braskem de Teatro na categoria revelação. A peça ainda teve Isadora Werneck indicada como melhor atriz.


Eudemonia trata com leveza, bom humor e emoção as questões relacionadas ao feminino e à repressão, que é abordada no contexto da ditadura militar brasileira através da história da escritora Cassandra Rios. A autora escreveu mais de 40 romances best-sellers, a maioria censurados pelos militares e que tratam principalmente da sexualidade feminina e erotismo. Ela foi a primeira escritora brasileira a atingir a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.


A história da autora serve de pano de fundo para a encenação, que desenvolve episódios que trazem à tona questões relacionadas à sexualidade e afetividade feminina, e representatividade da mulher nas artes. A proposta é refletir sobre esses assuntos e relacioná-los no contexto atual com o das décadas de 1960 e 1970.


O subtítulo em memória a uma peça nunca encenada é uma referência à montagem do texto de Cassandra Rios que foi interrompida no primeiro ato e nunca mais voltou aos palcos. ?Eu monto Eudemonia para dar visibilidade à mulher sapatão no teatro ? e Cassandra Rios é uma figura muito representativa nesse sentido: escritora, lésbica, censurada e invisibilizada. Ainda em 2018 precisamos falar sobre dar voz à mulher e o próprio prêmio Braskem deste ano nos mostrou o quanto ainda temos um longo caminho a percorrer. Apenas uma mulher foi premiada além da categoria fixa de melhor atriz. Também somos pensadoras da cena?, reivindica a diretora Letícia Bianchi.


O espetáculo, que estreou em setembro de 2017 no Teatro Gamboa Nova, foi escrito por Sophia Colleti e Letícia Bianchi, em colaboração com o elenco, formado apenas por atrizes: Alice Gramacho, Giovana Boliveira, Isadora Werneck, Larissa Libório e Luísa Domingos. Também estão no palco as musicistas Jamille Cazumbá e Paola Dalva Káká. Eudemonia é resultado da disciplina Laboratório de Direção Teatral ? a cena aberta, da Escola de Teatro da Ufba e a equipe é formada majoritariamente por estudantes.


Próximos projetos


Estudante do sétimo semestre de Direção Teatral, Letícia Bianchi atualmente se dedica à sua pré-formatura. A artista estreia na segunda quinzena de agosto o espetáculo Memórias do Mar Aberto: Medeia conta sua história. Com dramaturgia de Consuelo de Castro, a montagem traz a atriz Vica Laert no papel principal. O texto é uma adaptação do clássico grego escrito por Eurípides.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.