‘DE RANGO’: Saiba o que fazer para não cair em armadilhas alimentares neste Carnaval
‘DE RANGO’: Saiba o que fazer para não cair em armadilhas alimentares neste Carnaval
O cheirinho daquele churrasquinho, acarajé ou hot-dog parece mesmo irresistível, ainda mais depois de pular, cantar e brincar por diversas horas nos circuitos de Carnaval. Mas, não se deixe levar pelo estômago. Alguns cuidados em relação à alimentação precisam ser tomados a fim de evitar mal-estar e intoxicação alimentar, por exemplo.
Dores abdominais, vômitos e náuseas também estão entre as causas de maior recorrência nesses casos, mesmo com a queda de 13,3% nas ocorrências de 2018, se comparado com o terceiro dia de festa do ano passado, segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
LEIA MAIS: FISCALIZAÇÃO POLÊMICA: Mais de 12 mil cervejas são apreendidas no Carnaval de Salvador
Para minimizar situações como essa, a orientação da Vigilância Sanitária de Salvador, da Secretaria Municipal de Saúde, é que os foliões se atentem às condições higiênicas dos alimentos, do local e seus funcionários. Verificar se os atendentes usam equipamentos de proteção, como toucas e luvas, e também se os utensílios estão limpos.
AÇÕES
Até a manhã desta sexta-feira (10/2) foram feitas 758 inspeções, que resultaram em 132 locais notificados, ainda de acordo com a Secom. A maioria das notificações foi por manter alimentos fora dos padrões sanitários exigidos por lei.
Além das ações preventivas, no período que antecedeu a folia, fiscais sanitários fazem vistoriam o comércio formal e informal de alimentos e bebidas, estruturas de trios, carros de apoio e camarotes.
O QUE COMER?
Em recente entrevista ao Aratu Online, o nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva, Tássio Machado, deu algumas dicas sobre o que comer antes e durante a folia. Entre outras questões, ele falou que o ideal é sair de casa bem alimentado e preferir itens de baixa digestibilidade, como arroz, frango e frutas, além de evitar gorduras.
?Hidrate-se muito bem, principalmente se for ingerir bebida alcoólica, e tente levar para o circuito, ao menos, uma garrafa d?água com você, assim como uma pequena refeição, que pode ser uma barra de proteína ou fruta?, disse o profissional.