Cultura

CONCEIÇÃO DA PRAIA: Conheça as histórias e curiosidades da padroeira da Bahia

CONCEIÇÃO DA PRAIA: Conheça as histórias e curiosidades da padroeira da Bahia

Por Da Redação

CONCEIÇÃO DA PRAIA: Conheça as histórias e curiosidades da padroeira da BahiaMax Haack/divulgação

Uma das festas religiosas mais antigas da Bahia, Conceição da Praia – a padroeira do Estado – foi a primeira santa a chegar na cidade trazida de Portugal pelo então governador Tomé de Sousa. Esta sexta-feira (8/12) é toda dedicada a ela, mas você sabe as curiosidades sobre esse dia? Não!? Vem aprender conosco!


Devoto da santa, o Tomé mandou que a igreja fosse construída no bairro do Comércio, onde também está até hoje a primeira imagem da santa feita de madeira. O historiador Ricardo Carvalho conta que a igreja foi construída em 1549 e ficava originalmente na beira da praia, por isso o nome Conceição da Praia. “Toda a igreja foi trazida aos pedaços em navios de Portugal, para ser montada em Salvador”, explica.


No inicio do século 20, se iniciou a campanha para que a igreja se tornasse uma basílica. ?Basílica, na Roma antiga, não era só um espaço religioso, mas também um local onde aconteciam as festividades religiosas, onde existiam prática de comércio, cerimônias públicas e festividades pagãs. Mas a Igreja Católica adotou a palavra ?basílica? como uma expressão de templo sagrado?,conta Ricardo. Em 1946, a igreja foi transformada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.


A celebração de 8 de dezembro abre o calendário de festas populares. No dia 13 é realizada a procissão de Santa Luzia, padroeira dos olhos; no dia 1º de janeiro, a procissão do Bom Jesus dos Navegantes; e toda segunda quinta-feira de janeiro ? em 2018 será no dia 11 – a saída da procissão do Senhor do Bonfim.


Veja as curiosidades sobre a Conceição da Praia de acordo com o historiador.


Origem do nome

Segundo o historiador, a origem do nome Conceição vem de ?concepción?, por quem acreditasse que Maria, mãe de Jesus, foi concebida de forma imaculada, sem que seus pais praticassem o pecado original, por isso o nome Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma concepção sem pecados.


História de Devoção


Devota de Conceição da Praia, Conceição Maria Santos Carmo tem muita ligação com o dia da padroeira. Além do se próprio nome, ela também nasceu no dia 8 de dezembro, às 6 horas, um dos horários do Ângelus, horário sagrado para os fiéis da Igreja Católica.


A fiel conta que sua história de devoção começou aos 9 anos, quando foi levada por seu tio para a festa. Em sua primeira experiência, diz que ficou apaixonada pela santa e pelos festejos, na época comemorados durante todo o dia, com missa pela manhã e procissão à tarde. A partir daí, ela resolveu dedicar sua vida em devoção.



Conceição afirma que já teve muitas graças concebidas durante sua história. Por isso, já produziu dois mantos para a Santa e todos os anos ajuda na preparação para festa, participando fielmente de todas as celebrações.


Filha mais velha de sete filhos, hoje com 75 anos,a devota comemora todos os anos seu aniversario na festa da Conceição da Praia. Ela lembra que em um dos anos teve como presente ver a Santa na procissão com manto confeccionado por ela feito por pérolas e bordado dourado



Saiba, em vídeo feito pelo historiador Ricardo Carvalho, o motivo desse dia ser dedicado à Santa:



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


*Publicada originalmente às 07h02


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.