Cultura

QUAL É O SEGREDO?: Consagrada, Anitta se torna ‘Rainha do pop’ e deslancha carreira internacional

QUAL É O SEGREDO?: Consagrada, Anitta se torna ‘Rainha do pop’ e deslancha carreira internacional

Por Diego Adans

QUAL É O SEGREDO?: Consagrada, Anitta se torna ‘Rainha do pop’ e deslancha carreira internacionalDivulgação

“Rainha do pop brasileiro”


O epíteto dado por algumas publicações internacionais – entre elas, o jornal mexicano “Excelsior” e a revista francesa “Paris Match” -, endossam o quão a cantora Anitta se tornou ‘poderosa’ em pouco menos de sete anos de carreira. Aos 24, a carioca, nascida no Rio de Janeiro, assombra o mundo e se torna uma das artistas mais influentes do país.


A afirmação não é à toa. Os números referendam. No Youtube, por exemplo, seus vídeos oficiais somados aos enviados pelos fãs registram 2,5 bilhões de views (o mesmo que o americano Justin Timberlake). No Spotify, é a quarta mulher mais ouvida desde que o aplicativo foi lançado no Brasil ? a primeira é Rihanna-, já superou 200 milhões de transmissões no aplicativo para streaming de músicas.


E não para por aí. Anitta e suas novas canções também são campeãs absolutas de buscas no Google e quase sempre trending topic no Twitter ? onde tem 5,4 milhões de seguidores. No Facebook, tem mais de 13 milhões de curtidas e no Instagram, 22.746.348 milhões – ela desbancou a atriz Bruna Marquezine e segue na cola do jogador titular do PSG, que é a figura notória brasileira com mais fãs na rede, somando 81.518.418 milhões de pessoas.


LEIA MAIS:  PODEROSÍSSIMA: Anitta supera Bruna Marquezine e se torna a brasileira mais seguida no Instagram


E eis, a questão: qual é o segredo para tamanho sucesso?


Para o professor Rodney Nascimento, do curso de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), o Brasil nunca teve uma cantora como Anitta, que é um caso de gestão de marketing bem administrada. ?A evolução dela como artista pode ser comparada à de Madonna?, ressalta. Ele explica que a pop star começou nos Estados Unidos, se conectou ao público americano e depois ganhou o mundo. Para ele, a brasileira está fazendo a mesma coisa. Primeiro conquistou as pessoas com músicas em português, sua língua nativa, cuidou da aparência, se aliou a grandes produtores e marcas. Tudo o que faz uma celebridade.


Desejada por marmanjos e vista como símbolo sexual, Anitta ‘brinca’ com suas mudanças : “O tempo tem me ajudado”


?Foi muito bem pensado desde o início?, afirma o professor, que chama a atenção para uma faceta muito importante da personalidade da cantora. ?Ela é inteligente, tem uma percepção da carreira diferente, acompanha de perto, estuda muito.?


No último mês de agosto, por exemplo, Anitta deu mais um largo passo em sua carreira. Dessa vez, internacional. Um dia após o lançamento oficial do clipe ?Sua Cara? – com participação de Pabllo Vittar e o trio de Djs Major Lazer-, ela assinou contrato com a empresa americana Shots Studios para lhe auxiliar em seu agenciamento e impulsionar sua carreira no mercado Brasil a fora.




E não demorou muito o resultado surgir. Foram mais de 17 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas depois do lançamento e, de quebra, elogios de John Shahidi, CEO do escritório americano Shots Studios. ?Anitta é uma das pessoas mais talentosas que conheci. Ela fala português, espanhol e inglês fluentemente. Estamos muito empolgados para trabalhar com ela e para apresentá-la a esses novos mercados. O mais importante: ela é uma pessoa inacreditável e estou muito feliz em chamá-la de amiga?, disse.


LEIA MAIS: NO ESTADOS UNIDOS: De maiô, Anitta rebola e canta sucesso de Claudia Leitte, ?Baldinho de Gelo?; Veja vídeo


Foram sete singles em menos de um ano, com ninguém menos que J Balvin, Maluma, Nego do Borel, Weslley Safadão, Simone & Simaria, Major Lazer, Pabllo Vittar e Iggy Azalea. Após contar com a direção artística de Giovanni Bianco – Diretor criativo da Vogue Itália, que já assinou projetos para Madonna, Miu Miu, Dsquared2 e Steven Klein. Recentemente, ela lançou seu projeto Xeque-Mate/CheckMat, em que vai lançar uma música com clipe por mês.


LEIA MAIS:  ?DEU ZIG?: Fãs de Anitta ?invadem? loja de departamento de shopping mas cantora não comparece


Para este mês (setembro), a escolhida foi a parceria com o produtor americano Poo Bear, Will I See You, completamente em inglês. “Tudo foi pensado para não saturar?, disse a cantora, que foi além ?Desde a ordem, até a quantidade, até o estilo de cada música e clipe foi pensado pra gente fugir das partes negativas.? Assim, as músicas terão ritmos diferentes, temas variados e a língua de cada uma vai mudar também.



Na opinião do jornalista Chico Castro, colunista de A Tarde, o sucesso advém de um fortíssimo investimento em marketing e publicidade em TV, rádio e mídias digitais.


“Normal, não existe artista popular sem isso hoje – nem no Brasil nem no mundo. Dito isso, acrescento que sua música também segue a mesma velha cartilha das divas pop, soando artificial e extremamente dirigida, de modo a seguir as regras do mercado para entregar exatamente aquilo que se espera dela. Ou seja, músicas de rápido consumo e descarte, um fast food pop musica”, opina Castro, que vai além e provoca.


“Para encerrar, também não posso deixar de notar a contradição de Anitta, tão pro-minorias e mulheres, mas que só se vale do corpão para chamar a atenção. Mais uma vez, normal: é da regra do jogo pesado da grande mídia. Mas gostaria de saber quando ela vai começar a se destacar mais pelo talento do que pela aparência. Afinal, ela é cantora ou modelo? Nos dias de hoje tem que ser os dois, senão nada feito, correto? Talvez seja esse o segredo do sucesso de Anitta: ela é o pacote completo, com look, discurso, marketing e música ruim o suficiente para agradar o público médio”, ressalta.


Gente como a gente 


Pois é… Anitta tem feito tanto sucesso, que já ganhou, inclusive, elogios de Caetano Veloso. “Faz cerca de uma semana que me convenci de que, tecnicamente (mas não só), a nova cantora brasileira mais dotada é Anitta”, dissera o músico baiano em 2015 – quando a carioca ainda ‘se estruturava’ na carreira.


De mente aberta, a brasileira comenta sobre machismo, autoestima e admite ser gente como a gente. Se não bastasse, Anitta é proativa. Logo após estourar no Brasil, com a música Show das Poderosas, em 2013, a cantora mostrou personalidade e não se abalou com o rompimento, em 2014, com a empresária Kamilla Fialho. Depois disso, lançou diversos sucessos entre eles Deixa Ele Sofrer, Bang, Essa Mina é Louca e Sim ou Não, parceria com Maluma.


“Decidi me empresariar por não conseguir encontrar alguém que combinasse comigo e com o meu estilo. Eu amo ser minha própria empresária e isso me ajuda a quebrar preconceitos. Não é porque você é bonita, trabalha a sensualidade, usa roupa curta que você não é inteligente, não tem capacidade, não tem talento. Eu posso muito bem manter a seriedade ao gerir minha empresa e escolher ser sensual”, argumentou em entrevista ao jornal O Globo.


Humildade


A artista, que nasceu numa família humilde, procura sempre que pode manter hábitos simples. Costuma frequentar, por exemplo, no anonimato, um baile da Baixada Fluminense, onde nasceu, e já confessou que adora lavar banheiro. Porém, é claro, que com o sucesso e o árduo trabalho, conquistou alguns ‘mimos’. Mora em uma mansão de três andares em um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na residência, ela vive com a mãe Mirian, o irmão, três cachorros e um porquinho-da-índia. A casa é avaliada em R$ 10 milhões.



Se a artista é reservada para falar da vida pessoal – namora o empresário Thiago Magalhães, 25 anos -, é muito mais para divulgar cifras da carreira. ?Não abrimos valores?, limita-se a dizer sobre o cachê dos shows. O bom trato com as pessoas também é uma marca da cantora.


Em sua festa de 24 anos, em março deste ano, promoveu uma grande comemoração em sua casa ? cujo tema era “Anitta na Selva”, com direito a show exclusivo do Harmonia do Samba. Para não incomodar seus vizinhos, convidou todos. Para os que não quiseram ir, pagou uma diária em um hotel. “A última coisa que quero nesse mundo é incomodar as pessoas, no caso, meus queridos vizinhos”, disse à época.


Mesmo sem querer, Anitta é lembrada. Os fãs da cantora Lady Gaga, que por motivos de saúde cancelou seu show no Rock In Rio, desta última sexta-feira (15/9), manifestaram nas redes sociais um pedido curioso: que ninguém menos que Anitta substituísse a  americana como principal atração da noite. Infelizmente, os pedidos não foram atendidos…


Biografia


Filha de costureira e um vendedor, Anitta começou a cantar aos sete anos em uma igreja e escolheu seu nome artístico por causa do seriado Presença de Anita ? porque, segundo já disse, a personagem encarnada por Mel Lisboa podia ser o que quisesse. Nos seus primórdios já foi MC Anitta, quando ainda cantava funk em bares, chopadas e festas de formatura entre Rio e São Paulo.


Sua carreira começou oficialmente em 2010, ao assinar um contrato com a Furacão 2000. Hoje seus fãs levam sua carreira tão a sério que não perdoaram o fato de sua aparição no programa do norte-americano Jimmy Fallon fosse como coadjuvante de Iggy Azalea ? algo que inclusive pode ter prejudicado Anitta, já que a cantora australiana apagou as fotos que tinha no Instagram com a brasileira.


Um dos grandes momentos aconteceu na Abertura das Olímpiadas Rio 2016, quando Anitta se juntou a Caetano Veloso e Gilberto Gil e roubou toda a atenção não só do público, como da mídia internacional, que chegou a compará-la com Beyoncé.





Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.






 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.