PASSOU VOANDO: Relembre 17 discos que você não acredita que completam 20 anos em 2017
PASSOU VOANDO: Relembre 17 discos que você não acredita que completam 20 anos em 2017
Em 1997, o sertanejo estava longe de ser a unanimidade que é hoje. Nas rádios, o que tocava era rock, pagode, samba e axé.
Há 20 anos…
Parece que foi ontem que ouvíamos nas rádios Ivete Sangalo na banda Eva, Charlie Brown Jr., como a nova promessa do rock nacional e os Titãs voltando com força total no Acústico MTV. Relembre os 17 álbuns que completam 20 anos em 2017.
1. Charlie Brown Jr.
Produzido por Rick Bonadio, o primeiro álbum de Charlie Brown Jr., “Transpiração Contínua Prolongada” contou com hits como “O Coro Vai Comê”, “Tudo Que Ela Gosta de Escutar” e “Proibida Pra Mim (Grazon)”.
2. Raimundos
Um dos álbuns mais conhecidos dos Raimundos, “Lapadas do Povo” contou com os hits “O Toco” e regravações de “Oliver’s Army”, cover de Elvis Costello, e uma versão em português de “Ramona”, dos Ramones.
3. Planet Hemp
O segundo álbum do Planet Hemp chegou às lojas como uma pedrada, com as faixas “Zerovinteum”, “Queimando Tudo” e “Hip Hop Rio”. Na época, a banda ganhou notoriedade nacional porque durante a turnê os integrantes foram presos acusados de fazerem apologia às drogas.
4. Tim Maia
O prolífico intérprete e compositor Tim Maia morreu em 1998, não sem antes deixar mais um álbum gravado. “Sorriso de Criança” não foi um grande sucesso, mas merece destaque por ter sido o último lançado pelo cantor antes de sua morte e por contar com a brilhante interpretação de “Sozinho”, composta por Peninha.
5. Sandy & Junior
Em 1997 a dupla Sandy & Junior já era uma veterana nas paradas de sucesso. O álbum “Sonho Azul”, o sétimo da dupla, foi um dos mais bem sucedidos da carreira. Uma das faixas mais famosas foi “Era Uma Vez”, com a participação do cantor Toquinho, tema da novela homônima da Globo.
6. Racionais MC’s
“Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, é um dos trabalhos mais importantes do rap nacional. O quinto álbum de estúdio vendeu 1,5 milhão de cópias com faixas como “Diário de Um Detento” e “Jorge da Capadócia”, cover de Jorge Ben-Jor.
7. Titãs
O “Acústico MTV” dos Titãs foi um sucesso tão grande que até hoje é considerado um dos mais importantes lançamentos do rock na década de 90. Ao todo, o álbum vendeu mais 1,7 milhão de cópias e veio repleto de sucessos em versões acústicas, como “Comida”, “Família”, “Os Cegos do Castelo”, “Cabeça Dinossauro” e “O Pulso”, com a participação de Arnaldo Antunes, que tinha deixado a banda.
8. Kid Abelha
Com vários sucessos na carreira, o Kid Abelha decidiu relançar esta coletânea remixando seus hits em outros estilos musicais. O resultado agradou ao público, com 500 mil cópias vendidas só nos primeiros 6 meses de lançamento. A sequência de hits parece não ter fim: “Fixação”, “Pintura Íntima”, “Eu Tive um Sonho”, “Como Eu Quero”, “Garotos” e “Deus (Apareça na Televisão)”.
9. Virgulóides
Após a morte dos Mamonas Assassinas, em 1996, vários grupos tentaram pegar carona no sucesso do rock desbocado da banda. Os Virgulóides misturaram samba, rock e piadas de duplo sentido em seu primeiro álbum, produzido por Carlos Eduardo Miranda, o mesmo dos Raimundos. A música “Bagulho no Bumba”, sobre um homem que achou maconha no ônibus, virou hit e ganhou espaço nas rádios.
10. É o Tchan
O ano também foi do axé. É impossível não se lembrar de “É o Tchan do Brasil”, que vendeu 2 milhões de cópias e contou com hits como “Ralando o Tchan”, “Bambolê” e, claro, a “Dança do Põe Põe”.
11. Banda Eva
Em 1997, Ivete Sangalo ainda fazia parte da Banda Eva e ajudou a alçar o grupo ao estrelato nacional. O disco “Ao Vivo em Salvador” foi um dos mais bem sucedidos do ano e contou com sucessos como “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Alô Paixão”, “Arerê”, “Me Abraça” e “Eva”.
12. Zeca Pagodinho
Só pela ilustração da capa feita por Elifas Andreato, de “Hoje É Dia de Festa”, de Zeca Pagodinho, já valeria a recordação nesta galeria. Mas o álbum é bem mais do que isso e traz sambas que viraram clássicos, como “Posso Até Me Apaixonar”, “Faixa Amarela” e “Não Foi Ela”.
13. Exaltasamba
Definitivamente o pagode estava em alta na década de 90. O álbum “Desliga e Vem”, do Exaltasamba, foi o primeiro do grupo a vender mais de um milhão de unidades e contou com os hits “Caixinha de Felicidade”, “Amor e Amizade” e “Teu Olhar”.
14. Só Pra Contrariar
O quinto álbum de estúdio do Só Pra Contrariar vendeu 3 milhões de cópias capitaneado principalmente pelo hit “Mineirinho”. O disco também teve as faixas “Depois do Prazer”, “Quando é Amor” e “Nosso Amor”.
15. Karametade
Liderado pelo vocalista Vavá, o grupo de pagode de Santos emplacou logo no primeiro álbum sucessos como “Decisão”, “Se Melhorar Estraga” e “Louca Sedução”.
16. Soweto
O Soweto atingiu o ápice da carreira em 1997 com o lançamento de “Refém do Coração”. Ao todo, foram vendidas 750 mil cópias, feito nunca mais repetido pela banda. Com Belo nos vocais, eles emplacaram sucessos como “Derê”, “Refém do Coração”, “Mundo de Oz” e “Ilusão”.
17. Molejo
Por último, mas não menos importante, o mais épico lançamento de 1997 foi “Brincadeira de Criança”, clássico maroto do Molejo. O disco foi o mais bem sucedido da banda, com 1 milhão de cópias vendidas e repleto de hits, como “Tá Maluca”, “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Pula Por Cima da Dor” e “Menina”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.