NOVO SANTUÁRIO: Igreja Nossa Senhora da Piedade é reconhecida por serviços ao longo de 310 anos
NOVO SANTUÁRIO: Igreja Nossa Senhora da Piedade é reconhecida por serviços ao longo de 310 anos
Nesta segunda-feira, 01 de agosto, a Igreja Nossa Senhora da Piedade foi transformada em santuário, em virtude dos 310 anos da instituição deste templo, numa Celebração Eucarística que foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 18h, com as presenças de Dom Ottorino Assolari, bispo da diocese de Serrinha, e Dom José Ruy, capuchinho e bispo da diocese de Jequié.
De acordo com o provincial dos frades Capuchinhos, frei Liomar Pereira da Silva, os serviços prestados pela ordem ao longo desse período motivaram o reconhecimento. ?A assistência pastoral que prestamos a Salvador nesta pastoral urbana, com missas ao logo de todo o dia e o sacramento da penitência justificam essa elevação a Santuário?, afirma.
Às terças-feiras, a Igreja Nossa Senhora da Piedade recebe fieis vindos de toda a cidade, com um só objetivo: participar das celebrações realizadas ao longo do dia. ?A padroeira é Nossa Senhora da Piedade, mas o povo vem principalmente pela fé em Santo Antônio, é uma tradição que vem desde 1850?, explica o diretor geral do Centro Cultural dos Capuchinhos (BA/SE), frei Ulisses Bandeira.
Santuário
O termo santuário vem do latim sanctuarium e representa o lugar para onde se dirigem peregrinos e romeiros, com o objetivo de venerar o santo cultuado no local. ?Para ser santuário, é necessário haver datas específicas nas quais as pessoas se dirigem até aquele templo, seja anual ou semanalmente, como é o caso da Piedade?, explica a museóloga do Centro Cultural dos Capuchinhos, Djane Cruz.
Enquanto no Santuário de Aparecida, em São Paulo, a semana do dia 12 de outubro concentra a maior parte das romarias, na Piedade, os fluxos ocorrem às terças-feiras. ?As pessoas participam de celebrações e colocam as intenções mais diversas, como batismos e falecimento?, afirma a especialista. De acordo com ela, na igreja Nossa Senhora da Piedade, há dois elementos intrínsecos ao gesto de distribuição de pães pelos devotos de Santo Antônio após as Missas. ?Os fieis saciam a fome física e a fome espiritual, os mais carentes sabem que sairão daqui duplamente alimentados?, pontua.
Acervos
O Centro Cultural dos Capuchinhos engloba três áreas: arquivo histórico, biblioteca e museu, este dedicado a Frei Germano, responsável por sua fundação com o objetivo de registrar o trabalho missionário dos frades, cuja história se inicia na Bahia em 1670. O acervo acumula mais de três mil peças, das quais aproximadamente mil estão expostas, de acordo com Frei Ulisses. ?São peças de grande porte, com até três metros de altura, e de pequeno porte, com unidades que chegam a cinco centímetros. Neste acervo, temos objetos de relíquias, peças sacras e artefatos indígenas?, explica.
De acordo com Frei Ulisses, a Igreja Nossa Senhora da Piedade foi demolida em 1809 e reconstruída com influências neoclássicas, que hoje se misturam às bases barrocas. ?Podemos perceber, além da composição de mármore e madeira do Altar Central, rosácea, que é um símbolo místico eclesiástico de inspiração neoclássica, assim como as colunas da igreja?, afirma frei Ulisses.