SÃO JOÃO DA BAHIA: Grandes atrações animaram a primeira noite de festa no Terreiro de Jesus e Pelourinho
SÃO JOÃO DA BAHIA: Grandes atrações animaram a primeira noite de festa no Terreiro de Jesus e Pelourinho
Juntamente com a pipoca, licor, bolo de milho e amendoim cozido, o forró ajudou a manter a tradição na primeira noite do São João da Bahia, ontem (23/6), no Centro Histórico de Salvador (CHS). Atrações como Adelmário Coelho, no Terreiro de Jesus, e Gereba, no Largo do Pelourinho, fizeram com que muitas famílias, inclusive com crianças, entrassem no clima do arrasta-pé.
Em virtude do aumento no número de visitantes, a segurança pública na área foi incrementada. Cerca de 1,2 mil policiais militares realizam rondas e patrulhas no Centro Histórico durante os três dias de festa. Em cinco pontos estratégicos, o público só tem acesso após passar por barreiras seletivas onde policiais usam detectores de metais. Também são realizadas revistas por amostragem em todas as vias.
Na Sala de Reboco ? palco montado em frente à Igreja de São Francisco ?, quem não tem um par para dançar ou quer aprender passos de forró recebe aula especial, ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona, das 18h à meia noite
Uma das grandes atrações da noite foi Adelmário Coelho que, minutos antes de se apresentar, sentiu o calor do público que gritava ?Ô Adelmário, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver?. Para o forrozeiro, se apresentar no São João da Bahia, em Salvador, é sempre um privilégio.
?Muita gente não pode viajar por um motivo ou outro, ou porque trabalha. Então, ter a opção desta festa aqui no Pelourinho, um local sagrado, muito especial para todos nós baianos, é um momento de excelência em harmonia com essa festividade junina?, afirmou.