Cairu aposta no tradicional São João pé na areia
Cairu aposta no tradicional São João pé na areia
Para quem ama praia e deseja aproveitar o feriado do São João para curtir as festas juninas de forma tranquila e com um autêntico forró pé-de-serra a cidade histórica de Cairu, no Baixo Sul da Bahia é uma boa opção de viagem.
Com belas praias, variadas opções de pousadas, restaurantes e passeios, as festividades em Cairu podem sair do roteiro tradicional do interior do estado e oferecer uma programação diferenciada, que valoriza as tradições da época, mas privilegia também, quem deseja uma agenda com opções de sol e mar. Do dia 23 a 29 de junho, os festejos juninos serão celebrados em cinco localidades diferentes da ilha – Cairu, Morro de São Paulo, Gamboa, Galeão e Moreré.
?Quem passar o São João nas ilhas de Cairu vai aproveitar as belíssimas praias durante o dia e curtir o autêntico forró à noite?, afirma o prefeito Fernando Brito após destacar que preparou uma programação especial, que valoriza o estilo pé-de-serra, mas não deixa de fora a batida moderna do forró universitário e eletrônico.
A programação da cidade começa na sede, no dia 23 de Junho, com as bandas Esquema Quente, Atitude 10 e Forrozão K. Também no dia 23 o arrasta-pé toma conta da vila central do Morro de São Paulo, com a banda Chapéu de Palha e o forrozeiro David Terra.
Nos dias 24 e 25 a festança muda de endereço, e passa a animar a comunidade do Galeão. Com um São João Tradicional, a comunidade de origem quilombola contará com uma programação especial. A primeira noite contará com Beto Amazonas, Forrozão K, Forró do F e o Grupo Sabor de Álcool.
No segundo dia, o forró será animado por Nea Anjos, e pelas bandas Flor de Cactus, Xamegarte e Forró Coisa Boa. Além da programação oficial, um dos atrativos do São João do Galeão são as apresentações dos grupos folclóricos e das quadrilhas.
Em homenagem a São Pedro, no dia 29, o distrito de Gamboa recebem as bandas Forró, Sabor de Álcool e a banda Delírius do Olhar. No dia 2 de Julho a programação será encerrada na comunidade de Moreré, com Tales Moreno, grupo Sabor de Álcool e a Boyzinho – o rei da bregadeira.
Programação
Quinta-feira, 23 de Junho – Cairu: Esquema Quente, Atittude 10 e Forrozão K
Quinta-feira, 23 de Junho – Morro de são Paulo: Grupo Chapéu de Palha e David Terra
Sexta-feira, 24 de Junho – Galeão: Beto Amazonas, Forrozão K, Forró do F e Grupo Sabor de Álcool
Sábado, 25 de Junho – Galeão: Nea Anjos, Banda Flor de Cactus, Xamegarte e Forró Coisa Boa
Quarta-feira, 29 de Junho – Gamboa: Banda Trem do Forró, Grupo Sabor de Álcool e Delírius do Olhar
Sábado, 29 de Julho – Moreré: Tales Moreno, Boyzinho – o rei da bregadeira e Grupo Sabor de Álcool
Como Chegar
Existem duas formas de chegar ao município, no Arquipélago de Tinharé. A primeira opção é atravessar a Baía de Todos-os-Santos, via ferry-boat, até o terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. De lá, deve seguir pela Rodovia BA-001, passando por Nazaré, depois sentido Costa do Dendê. Deixar o carro na Ponta do Curral, onde existem estacionamentos com segurança, e seguir até uma das ilhas. A segunda opção é pegar a BR-324, no sentido Feira de Santana. Antes de chegar a essa cidade, subir o viaduto que dá acesso à BR-101, passando por Santo Antônio de Jesus, até a Ponta do Curral ou o distrito de Graciosa e seguir de barco.
Quem for de ônibus pode optar pelas empresas Santana/São Paulo (71) 3450-5614, via Rodoviária de Salvador. Ferry Boat – Internacional Marítima (71) 3032-0475 ou (71) 3023-5820. Existe a opção de taxi aéreo saindo do aeroporto de Salvador, com destino a Morro de São Paulo. O trajeto dura cerca de 20 min em aviões bimotor. As empresas que operam são Addey e Aerostar (75) 3653-6017.