Cultura

ARRAIÁ DO GALINHO: Seis informações que você precisa saber antes do ‘arrasta pé’ no Parque de Exposições

ARRAIÁ DO GALINHO: Seis informações que você precisa saber antes do ‘arrasta pé’ no Parque de Exposições

Por Diorgenes Xavier

ARRAIÁ DO GALINHO: Seis informações que você precisa saber antes do ‘arrasta pé’ no Parque de ExposiçõesArte - Aratu Online

Além de muita música, entretenimento e diversão, quem for ao Arraiá do Galinho, neste final de semana, vai contar com uma estrutura que foi planejada para garantir o bem estar, conforto e segurança de todos. Lembrando que a festa acontece de 3 a 5 de junho.


O evento ? em sua 27ª edição e, dessa vez, no Parque de Exposições de Salvador ? está bem maior do que nos anos anteriores. A organização, pensando na comodidade dos que vão curtir o Arraiá, está disponibilizando serviços úteis e essenciais, que vão oferecer facilidades e comodidades ao seu público.


Confira seis informações que trarão para sua festa ainda mais conforto:



  1. SEGURANÇA


pmba


Para garantir a segurança durante o ?arrasta pé?, um verdadeiro batalhão será montado. O esquema vai envolver mais de 300 policiais militares lotados na 15ª CIPM (Itapuã), no Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE) e nos esquadrões Águia e de Polícia Montada. Os militares terão um centro de comando dentro do Parque e serão distribuídos por todo o espaço do evento e seus arredores.


Reforçando o aparato, agentes da 12ª Delegacia Territorial darão apoio à estrutura, além de 1000 seguranças de uma empresa privada, servidores da Guarda Municipal e prepostos do Juizado de Menores da 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude.


2. SAÚDE


AMBULANCIA


A ideia, com certeza, é se divertir com bastante animação, saúde e alegria. Porém, imprevistos acontecem e se isso gerar a necessidade de um atendimento médico, o local estará pronto para a situação.


Equipes formadas por médicos especializados em emergências, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão distribuídas em 3 postos: na área do camarote; na imediação do espaço das quadrilhas e área vip; além do entorno da pista, onde grande parte do público vai se concentrar para assistir aos shows.


Os postos de saúde são equipados de forma a prestar primeiros atendimentos em situações de emergência e dispõem de macas, que podem ser utilizadas para repouso em casos que os profissionais competentes considerem que não sejam graves.


Se houver necessidade, duas ambulâncias estarão disponíveis para providenciar o deslocamento do paciente para um hospital de referência da rede pública.


3. ALIMENTAÇÃO


foodtruckleka2


Com tanta opção de diversão, uma hora o ?rango vai bater? e será necessário dar uma paradinha no ?rala buxo? para encher a ?pança?. Pensando nisso, uma estrutura foi montada para repor as energias perdidas no forró, com guloseimas para todos os gostos.


Na Vila Junina, montada dentro do Parque, os apreciadores das iguarias tradicionais dos festejos juninos vão encontrar barracas típicas comercializando uma diversidade de produtos como bolos, canjicas, pamonhas, amendoim e licores, entre outros.


Não necessariamente dentro do contexto típico da festa, outras opções de alimentos poderão ser encontradas em food truck. Qualquer pessoa que estiver no evento terá acesso ao serviço diversificado que  vai ser oferecido na área vip, pista e camarote.


Mas para aqueles que aguentam um ?rojão? mais forte e segura a onda da fome com uma pipoquinha ou um picolé, alguns ambulantes credenciados vão circular pela festa atendendo, também, a essa demanda.


4. ESTACIONAMENTO


estacionamento


Quem for ao Arraiá em sua própria condução vai poder guardar o veículo em local seguro, já que, ao todo, haverá 2 mil vagas disponíveis, gerenciadas pela Sev Park. Os espaços se encontram tanto na Avenida Dorival Caymmi, quanto na Avenida Paralela e o valor cobrado será de R$ 20.


Equipes de orientação de trânsito trabalharão no entorno do Parque de Exposições para auxiliar aos condutores quanto à possibilidade da utilização desse serviço. É sempre bom lembrar que quanto mais cedo chegar será mais fácil estacionar.


5. TRANSPORTE PÚBLICO


onibus


Os usuários de transporte público terão à sua disposição sete linhas especiais, que sairão da Estação Mussurunga com destino a diversas áreas de Salvador. Além destas linhas serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) mais seis veículos para regulação.


Na sexta-feira (3/6),  primeiro dia do evento, os seis veículos reguladores funcionarão das 23h às 6h. Eles ficarão parados dentro da Estação Mussurunga e serão alocados em linhas avulsas de acordo com a necessidade determinada pelos fiscais da Semob.


Além destes, entre 20h e 01h (horário de fechamento da estação), seis linhas funcionarão com uma frota de oito veículos cada. Serão elas: Estação Mussurunga ? Barra 1, Estação Mussurunga ? Barra 2, Estação Mussurunga ? Ribeira/São Joaquim, Estação Mussurunga ? Barra 3, Estação Mussurunga ? Brotas e Estação Mussurunga ? Hosp. Central /Cabula.


No sábado (4/6), também serão disponibilizados seis veículos reguladores, que funcionarão das 0h às 7h de domingo. Já as seis linhas especiais operarão a partir de 20h ate o fechamento da Estação (01h) com seis ônibus cada.


No domingo (5/6), serão disponibilizados os mesmos seis veículos reguladores, que vão operar das 20h até as 03h de segunda-feira. Já as seis linhas especiais operarão a partir de 20h ate o fechamento da Estação (01h) com cinco veículos cada. Além destas, no domingo será acrescentada a linha Parque São Cristovão ? Barroquinha, que funcionará normalmente até as19h30. A partir daí, até às 2h, funcionará com frota de sete carros.


6. ACHADOS E PERDIDOS


achados e perdidos


É bom tomar muito cuidado com os objetos pessoais que serão levados para a festa, afinal perder, principalmente, dinheiro ou documentos importantes, acaba causando uma dor de cabeça que ninguém quer ter. No entanto, se alguém passar por esse desprazer, no Arraiá do Galinho, ainda vai restar a esperança de recuperar o pertence no setor de serviços instalado no local. Porém, prudência é recomendado para evitar o desconforto.


Mais informações, acesse a página do Arraiá do Galinho!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.