Cultura

Oficinas marcam abertura do II Desfazendo Gênero nesta sexta

Oficinas marcam abertura do II Desfazendo Gênero nesta sexta

Por Da Redação

Oficinas marcam abertura do II Desfazendo Gênero nesta sextaDivulgação

Vinte e cinco oficinas acontecem nesta sexta-feira, 04, no primeiro dia do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que segue até o dia 07, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades começam às 13h. Apesar de atuarem em áreas específicas, as oficinas têm em comum o fato de criticarem e desconstruírem as normatizações ligadas à sexualidade e gênero.


As inscrições foram feitas online, pelo site do evento (www.desfazendogenero.ufba.br), e a procura foi tamanha que muitas estão com a capacidade máxima de público esgotada. Uma oficina ainda com vaga é a “Dildo-Oído: taller de sussurros y afectaciones erótico-sonoras” (em tradução livre: “Consolo-Ouvido: oficina de sussurros e afetações erótico-sonoras”).


Promovida pela escritora argentina Laura Milano, a iniciativa colocará o público para construir seus dispositivos sonoros com objetivo de explorar as possibilidades poéticas e políticas do som. Ao final, todxs serão convidadxs a uma ação poética coletiva. ?Pretendo penetrar o público com os sons com compartilhamos, como se fosse um consolo sonoro?, afirmou Laura.


Defensora do ativismo sexopolítico e do pós-pornô, uma plataforma política, artística, criativa, que mostra e transforma em desejáveis diversos corpos e práticas sexuais não convencionais, mas sempre um pós desde a margem.


Transfeminismo – Já Eric Seger, do Centro de Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH-NUPSEX), conduzirá a Oficina transfeminista de defesa e estratégias de enfrentamento à violência de gênero. Realizada há 2 anos em espaços feministas, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, as oficinas recebem o marcador ?transfeminista? para demarcar o posicionamento de Eric sobre questões de gênero e identidade corporal.


?Cada participante é convidado/a/ a não só desfazer gênero (o seu), mas também se refazer/reconstruir de outra maneira, se quiser, a partir dessas reflexões sobre gênero e a partir das práticas realizadas na oficina. Por si só, uma oficina não dá conta de modificar o corpo, mas a ideia é que ela sirva de inspiração para convidar a pessoa a exercer esse tipo de autonomia sobre si?, diz.


Uma das primeiras oficinas a ter suas vagas esgotadas foi a Drag King Workshop. A proposta é montar um ateliê que estimula o uso do corpo para desconstruir questões de sexo e gênero, além de mostrar a multiplicidade de possíveis masculinidades sem os homens. ?Entendemos a performance das masculinidades sem homens como importantes ferramentas pedagógicas, pois são elementos de sentidos e percepções dos corpos para os estudos queer e estudos de gênero?, assinalou uma das coordenadoras da oficina Patrícia Lessa, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM-Paraná).


Patrícia ministrará a oficina em parceria com pesquisadora Thais Faria, que integra o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), além de Cíntia Tâmara (UFBA) e Camille Balestiere (UFJF). Elas se inspiram nas oficinas de Drag King organizadas por Marie Hélène Bourcier, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM ? Paraná). As técnicas de Bourcier dialogam com as ideias de performatividade de gênero e pedagogias visuais e as chamadas experiências ativistas, que, como Lessa explica, tem por objetivo ?potencializar as experimentações estéticas interseccionalizando-as com as questões sociais: animalistas, étnico-raciais, de geração, gênero e classe?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.