Cultura

Cobrança de direitos autorais terá maior transparência, diz ministro da Cultura

Cobrança de direitos autorais terá maior transparência, diz ministro da Cultura

Por Da Redação

Cobrança de direitos autorais terá maior transparência, diz ministro da Culturareprodução

O decreto que regulamenta a Lei de Direitos Autorais, publicado no Diário Oficial da União, dará aos detentores de tais direitos maior transparência, conforme avaliação do ministro da Cultura, Juca Ferreira.


As criações artísticas, como músicas, filmes e livros são registradas em associações privadas, que administram a cobrança dos direitos autorais e repassam o dinheiro para os autores.


Segundo Ferreira, faltava transparência nesta gestão. ?Havia um sistema arrecadatório potente que trabalhava com os direitos dos criadores e que arrecadava volumes muito grandes, sem nenhum mecanismo de transparência?,disse o ministro.


Com o decreto publicado hoje (23), as entidades gestoras terão que prestar contas aos detentores dos diretos quando forem demandados. ?Detectamos a necessidade de recuperar a transparência e a necessidade de os autores confiarem no sistema?, acrescentou Ferreira.


O decreto não atinge obras usadas na internet. Esse assunto deve ser discutido pelo ministério este ano.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.