Cultura

Carnaval do Pelourinho se despede em ritmo de folia

Carnaval do Pelourinho se despede em ritmo de folia

Por Da Redação

Carnaval do Pelourinho se despede em ritmo de foliaReprodução Agecom

O Carnaval do Pelô chegou ao fim, e se manteve fiel até o último dia às suas principais marcas: a diversidade de atrações e à alegria que contagiava aos milhares de foliões. Durante a noite de terça-feira (18.02), o palco principal foi tomado pelo samba, em apresentações de artistas como Juliana Ribeiro, Raimundo Sodré, Sandra Simões e Fabiana Cozza. Também se apresentou na grande festa de encerramento do Carnaval do Pelô o ícone da música baiana Moraes Moreira, em seu retorno ao carnaval baiano.


Em clima de paquera e muita curtição o projeto ?Chupa Romeu Que Amanhã Sou Eu!? abriu a programação do Largo do Pelourinho neste último dia de carnaval. O show reuniu os cantores Diego Fox (Suinga), Teago Oliveira (Maglore) e Pietro Leal (Pirigulino Babilake) e tem seu nome inspirado em uma expressão popular muito utilizada na folia baiana. No repertório, lambada, samba-reggae e axé.


Mais tarde, o samba abriu os trabalhos com o projeto ?Raízes da Bahia?, cantado por Juliana Ribeiro, Roberto Mendes e pela Camerata Popular da Bahia. A apresentação contou com homenagens à santamarense Edith do Prato; aos Filhos de Gandhy; e a Paulinho Camafeu, um dos mais importantes compositores da Bahia. ?É uma alegria imensa trazer o projeto para o Largo do Pelourinho por ser um lugar especial dentro do Carnaval de Salvador e, sobretudo, por nos permitir mostrar a diversidade, a riqueza e as cores espalhadas por todo o estado?, declarou Juliana Ribeiro.


Em seguida foi a vez de Raimundo Sodré, Clécia Queiroz e o coral Gêge Nagô subirem ao palco trazendo o samba de roda do recôncavo, da chula e as músicas de terreiro. ?Tocar no Pelourinho é sempre uma alegria imensa. Aqui é um lugar super democrático, onde têm crianças, idosos, pessoas de todos os estilos. É um espaço que atrai gente que faz festa verdadeira?, declara Clécia, que trouxe para o show sambas de roda do recôncavo.


Para comandar a festa na última noite do Carnaval da Cultura, subiu ao palco do Largo do Pelourinho o cantor e compositor Moraes Moreira, uma das mais importantes figuras da música baiana de todos os tempos. Ao lado do filho Davi Moraes e do inseparável violão, Moreira cantou sucessos consagrados da época dos Novos Baianos e de sua carreira solo. ?O Carnaval do Pelourinho tem que ser o grande baile da Bahia. É preciso investir cada vez mais em divulgação e transformar esse espaço numa das coisas mais tradicionais da Bahia, porque o Pelourinho é a síntese de Salvador?, declarou o cantor.


AratuOnline cultura Carnaval do Pelourinho se depede em ritmo de folia1


E pra fechar com chave de ouro, o projeto Yes, Nós Temos Samba!, idealizado por Sandra Simões, trouxe o cantor Tito Bahiense e a diva ?afro-italobrasileira? Fabiana Cozza com um repertório que privilegiou grandes compositores baianos como Dorival Caymmi, Roque Ferreira, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Gerônimo e outros. ?Tenho uma coisa comigo que é o respeito pelo lugar, pelas pessoas e a história do ambiente. Jamais poderia pisar num lugar sagrado como o Pelourinho sem cantar esses grandes compositores baianos que venho defendendo há alguns anos?, declarou Cozza.


A folia momesca terminou em grande estilo em todos os palcos do Carnaval do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, o rapper DaGanja abriu a noite com sucessos do álbum ?Tá no ar?, e recebeu o Grupo Nova Era e a cantora de reggae argentina Pali OJC como convidados. E a Orquestra do Maestro Fred Dantas realizou o último baile do largo, que durante os seis de folia se tornou palco de homenagens aos antigos carnavais. O show foi dedicado às marchinhas carnavalescas e ao frevo.


O projeto Praça do Frevo Elétrico, do cantor e compositor Carlos Pitta, que desde sábado (14.02) agitava as noites de carnaval no Largo Tereza Batista, teve nesta terça-feira o seu encerramento. Além de comemorar os 30 anos da axé music, o show convidou o forrozeiro Pedro Sampaio para antecipar o clima dos festejos juninos. A folia no largo foi encerrada ao som de Robertinho Lago e Banda Trielétrica. ?Nós seguimos a escola Dodô e Osmar da guitarra baiana, resgatando a música do trio elétrico?, explicou o músico.


Pop rock, axé e samba de roda deram o tom do encerramento do carnaval no Largo Quincas Berro D?Água. Com uma homenagem ao eterno maluco beleza Raul Seixas, Mauríco Baia abriu a noite interpretando canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira, como ?Maluco Beleza?, ?Metamorfose Ambulante? e ?Tente Outra Vez?. Em seguida a banda Sempre Verão subiu ao palco para um show em homenagem à axé music, com sucessos do gênero que completou 30 anos neste carnaval. Pra encerrar a folia carnavalesca no Largo Quincas Berro D?Água, o sambista Nonato Sanskei e a Roda de Samba Mucum?G convidaram os foliões a se despedirem da folia ao ritmo do samba do recôncavo.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.