Carnaval do Pelourinho se despede em ritmo de folia
Carnaval do Pelourinho se despede em ritmo de folia
O Carnaval do Pelô chegou ao fim, e se manteve fiel até o último dia às suas principais marcas: a diversidade de atrações e à alegria que contagiava aos milhares de foliões. Durante a noite de terça-feira (18.02), o palco principal foi tomado pelo samba, em apresentações de artistas como Juliana Ribeiro, Raimundo Sodré, Sandra Simões e Fabiana Cozza. Também se apresentou na grande festa de encerramento do Carnaval do Pelô o ícone da música baiana Moraes Moreira, em seu retorno ao carnaval baiano.
Em clima de paquera e muita curtição o projeto ?Chupa Romeu Que Amanhã Sou Eu!? abriu a programação do Largo do Pelourinho neste último dia de carnaval. O show reuniu os cantores Diego Fox (Suinga), Teago Oliveira (Maglore) e Pietro Leal (Pirigulino Babilake) e tem seu nome inspirado em uma expressão popular muito utilizada na folia baiana. No repertório, lambada, samba-reggae e axé.
Mais tarde, o samba abriu os trabalhos com o projeto ?Raízes da Bahia?, cantado por Juliana Ribeiro, Roberto Mendes e pela Camerata Popular da Bahia. A apresentação contou com homenagens à santamarense Edith do Prato; aos Filhos de Gandhy; e a Paulinho Camafeu, um dos mais importantes compositores da Bahia. ?É uma alegria imensa trazer o projeto para o Largo do Pelourinho por ser um lugar especial dentro do Carnaval de Salvador e, sobretudo, por nos permitir mostrar a diversidade, a riqueza e as cores espalhadas por todo o estado?, declarou Juliana Ribeiro.
Em seguida foi a vez de Raimundo Sodré, Clécia Queiroz e o coral Gêge Nagô subirem ao palco trazendo o samba de roda do recôncavo, da chula e as músicas de terreiro. ?Tocar no Pelourinho é sempre uma alegria imensa. Aqui é um lugar super democrático, onde têm crianças, idosos, pessoas de todos os estilos. É um espaço que atrai gente que faz festa verdadeira?, declara Clécia, que trouxe para o show sambas de roda do recôncavo.
Para comandar a festa na última noite do Carnaval da Cultura, subiu ao palco do Largo do Pelourinho o cantor e compositor Moraes Moreira, uma das mais importantes figuras da música baiana de todos os tempos. Ao lado do filho Davi Moraes e do inseparável violão, Moreira cantou sucessos consagrados da época dos Novos Baianos e de sua carreira solo. ?O Carnaval do Pelourinho tem que ser o grande baile da Bahia. É preciso investir cada vez mais em divulgação e transformar esse espaço numa das coisas mais tradicionais da Bahia, porque o Pelourinho é a síntese de Salvador?, declarou o cantor.
E pra fechar com chave de ouro, o projeto Yes, Nós Temos Samba!, idealizado por Sandra Simões, trouxe o cantor Tito Bahiense e a diva ?afro-italobrasileira? Fabiana Cozza com um repertório que privilegiou grandes compositores baianos como Dorival Caymmi, Roque Ferreira, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Gerônimo e outros. ?Tenho uma coisa comigo que é o respeito pelo lugar, pelas pessoas e a história do ambiente. Jamais poderia pisar num lugar sagrado como o Pelourinho sem cantar esses grandes compositores baianos que venho defendendo há alguns anos?, declarou Cozza.
A folia momesca terminou em grande estilo em todos os palcos do Carnaval do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, o rapper DaGanja abriu a noite com sucessos do álbum ?Tá no ar?, e recebeu o Grupo Nova Era e a cantora de reggae argentina Pali OJC como convidados. E a Orquestra do Maestro Fred Dantas realizou o último baile do largo, que durante os seis de folia se tornou palco de homenagens aos antigos carnavais. O show foi dedicado às marchinhas carnavalescas e ao frevo.
O projeto Praça do Frevo Elétrico, do cantor e compositor Carlos Pitta, que desde sábado (14.02) agitava as noites de carnaval no Largo Tereza Batista, teve nesta terça-feira o seu encerramento. Além de comemorar os 30 anos da axé music, o show convidou o forrozeiro Pedro Sampaio para antecipar o clima dos festejos juninos. A folia no largo foi encerrada ao som de Robertinho Lago e Banda Trielétrica. ?Nós seguimos a escola Dodô e Osmar da guitarra baiana, resgatando a música do trio elétrico?, explicou o músico.
Pop rock, axé e samba de roda deram o tom do encerramento do carnaval no Largo Quincas Berro D?Água. Com uma homenagem ao eterno maluco beleza Raul Seixas, Mauríco Baia abriu a noite interpretando canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira, como ?Maluco Beleza?, ?Metamorfose Ambulante? e ?Tente Outra Vez?. Em seguida a banda Sempre Verão subiu ao palco para um show em homenagem à axé music, com sucessos do gênero que completou 30 anos neste carnaval. Pra encerrar a folia carnavalesca no Largo Quincas Berro D?Água, o sambista Nonato Sanskei e a Roda de Samba Mucum?G convidaram os foliões a se despedirem da folia ao ritmo do samba do recôncavo.