Cultura

Vítimas de traumas faciais no Carnaval podem ter dentes restaurados

Vítimas de traumas faciais no Carnaval podem ter dentes restaurados

Por Da Redação

Com cerca de 300 atendimentos por traumas na face registrados nesses quatro dias de Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama atenção para um cuidado importante após esse tipo de incidente. De acordo com especialistas do órgão, alguns implantes dentários estão deixando de ser realizados em função de um único problema: a não apresentação do dente por parte do paciente. A indicação é a de que aquele que sofreu a lesão ou a pessoa que o acompanha recolha o dente e o apresente no módulo de saúde. Para conservação, é indicado mergulhar em água potável ou água de coco.


As intervenções bucomaxilofacial vêm sendo realizadas a fim de reduzir a incidência das sequelas. A atuação do esquema especial de Carnaval é permanente e conta com seis equipes de cirurgiões plantonistas, estando três fixas nos módulos assistenciais da Ladeira da Montanha, Piedade e Sabino Silva e outras três móveis. Em cinco dias de folia foram realizados 259 atendimentos por traumas de face, sendo o módulo Adhemar de Barros o que registrou o maior número, com 61 ocorrências, seguido dos postos Sabino Silva com 38, e Piedade, com 37 cirurgias. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 45% nos atendimentos realizados, quando foram contabilizadas 179 intervenções.


Atuação ? Os casos de traumas que são tratados em até 30 minutos após a ocorrência, tem redução de 90% de riscos de deformações faciais irreversíveis. Por isso, o trabalho dos profissionais que realizam intervenções na mandíbula, nariz e maçã do rosto (bucomaxilofacial) é de suma importância, já que a maioria dos atendimentos ocorre por agressões físicas.


Após o procedimento, os pacientes são encaminhados para uma unidade da rede de hospitais para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias. Completando sete anos de assistência ao folião ? o serviço foi inaugurado no ano de 2009 com apenas uma equipe ? os cirurgiões bucomaxilofaciais já realizaram mais de 1.800 atendimentos neste período.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.