Cultura

Balanço do segundo dia de Carnaval é considerado positivo pela Prefeitura

Balanço do segundo dia de Carnaval é considerado positivo pela Prefeitura

Por Da Redação

O Carnaval 2015 já começa com registro de queda em números de ocorrências em relação ao ano passado. De acordo com a Prefeitura de Salvador, os dados são considerados positivos em diversas áreas, a exemplo da saúde, ordenamento de ambulantes e transporte. As informações foram passadas na manhã desta sexta-feira (13), em coletiva que reuniu secretários municipais na Sala de Imprensa Oficial da folia, montada no Circuito Osmar.


No segundo dia de festa, não foram registrados homicídios, lesões corporais seguidas de morte, nem tentativas de homicídio. Das 19h de quinta (12) às 5h59 desta sexta (13), nos três circuitos da festa, ocorreram 11 casos de lesão corporal, o que representa uma redução de 45% em relação ao ano passado. Houve redução também de 40% nos casos de furtos e 44% no número de roubos.


A operação da Segurança Pública deste ano conta efetivo de mais de 23 mil policiais, 300 destes infiltrados entre os foliões, em uma estratégia da Polícia Civil. Neste primeiro balanço, cinco pessoas foram autuadas em flagrante, um aumento de 66% no comparativo com 2014, e outras 122 pessoas foram conduzidas e presas por uso ou tráfico de drogas, um acréscimo de 90%.


Na saúde, o número de atendimentos até o início da manhã de hoje já é 10% menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram realizadas 324 intervenções nos módulos de assistências montados pela Prefeitura nos circuitos oficiais. No ano passado, o segundo dia de festa e primeiro com a participação de grandes blocos nas ruas registrou 360 ocorrências.


Na área de transporte público, o secretário Fábio Mota comemorou a boa receptividade do sistema implantado, sobretudo no que se refere aos táxis. ?A delimitação dos corredores de táxi por gradis e a melhor informação aos foliões quanto às tarifas nos deram um resultado muito positivo. Este ano, criamos um canal de comunicação no WhatsApp e, das mais de 800 mensagens recebidas, apenas 30 foram de reclamações. Todas, obviamente, já estão sendo apuradas para que as penalidades sejam aplicadas?, disse.


A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, destacou o bom relacionamento que a Prefeitura conseguiu estabelecer com o comércio informal. ?Somos firmes, porém dentro de um espirito de paz. A apreensão é a última instância. Estamos com constantes varreduras para identificação de irregularidades e, neste primeiro dia, foram identificados e já sanados sete problemas com fuga de energia, os chamados gatos. Todos os ambulantes receberam orientações quanto a ilegalidade desse procedimento e, no geral, temos contado com a parceria deles?, disse.


Veja abaixo mais dados apresentados pelos secretários:


Saúde: 324 atendimentos, maioria relativa a excesso de consumo de álcool e agressões físicas. Apenas dez transferências para unidades fora dos circuitos precisaram ser feitas, sendo nove dessas para a UPA Barris.


Transporte: Total de 38 veículos guinchados no primeiro dia e 33 reclamações contra taxistas.


Menores: 289 abordagens dentro da operação para a proteção da infância e juventude no Carnaval. Foram 67 crianças cadastradas.


Salvamar: 34 ocorrências envolvendo banhistas nas praias do Circuito Dodô e entre o trecho que compreende o Jardim de Alah e a Praia de Aleluia. Foram 13 ocorrências com registro de um afogamento na praia do Farol da Barra.


Publicidade irregular: 35 apreensões


Ocorrências em trios elétricos e carros de apoio: Nove, envolvendo derramamento de óleo, veículo quebrado, falta de isolamento, e problema na passagem em função de fiação baixa.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.