Garantia dos direitos da criança e do adolescente “coloca o bloco na rua” em Salvador
Garantia dos direitos da criança e do adolescente “coloca o bloco na rua” em Salvador
Após o lançamento da Campanha ?Fique de Olho. Denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil?, no último dia 04, a Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, inicia, nesta quinta de Carnaval (12) as atividades do Observatório de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente. A partir das 18h, a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), iniciou os trabalhos do Plantão Integrado, uma estrutura de atendimento composta dos diversos órgãos integrantes do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente.
?Dentre as atividades do Observatório, está o mapeamento das violações que crianças e adolescentes venham a ser vítimas durante o Carnaval. Isso vai nortear as ações dos órgãos envolvidos no desenvolvimento das políticas públicas para o segmento, na manutenção da cidadania e na proteção das crianças e adolescentes?, sinalizou Regina Affonso, Diretora Geral da FUNDAC.
O Plantão Integrado da FUNDAC está pronto para atender as demandas que envolvem violação de direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval de Salvador. Durante todos os dias da folia, equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Fundação Cidade Mãe (FCM), Conselho Tutelar, 1ª Vara da Infância e
Juventude e SJDHDS vão identificar e encaminhar casos que envolvam riscos ou qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes. ?Nossos parceiros estão aptos para interferir quando forem identificadas situações de violência, maus tratos ou exploração de qualquer natureza cometidas contra crianças e adolescentes”. disse Fátima Rocha, Gerente Socioeducativa da FUNDAC e Coordenadora do Plantão Integrado.
De amanhã (13), até terça (17), o funcionamento será das 08 às 02hs da madrugada. Na quarta (18) o atendimento será das 08hs ao meio dia.