Permanência de brigadistas em trios passa a ser obrigatória
Permanência de brigadistas em trios passa a ser obrigatória
A permanência de dois brigadistas nos trios elétricos durante o desfile e mudanças no sistema de comunicação entre o motorista e o sinalizador ? pessoa que fica sobre o veículo auxiliando na locomoção do caminhão ? são duas novas exigências para desfilar no Carnaval 2015. Os motoristas e proprietários dos carros de som já foram notificados sobre as novas regras. Ainda assim, uma cartilha contendo as lista de licenças requeridas para participar do desfile estão sendo entregues durante a realização da vistoria obrigatória dos trios, que acontece até o dia 13 de fevereiro (sexta-feira).
A inclusão dos dois itens visa dar agilidade às ações de combate às chamas, além de oferecer mais segurança durante a realização do percurso nos circuitos. Cerca de 223 blocos e 110 veículos, entre trios, carros de apoios e equipamentos sonoros são aguardado pela Central de Vistoria, localizada no Parque de Exposições, na avenida Luiz Viana Filho (Paralela). A estrutura coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à secretaria de Turismo e Cultura (Secult), conta com órgãos técnicos, de fiscalização e arrecadadores.
Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária.
Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos ? Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica (DPT); Corpo de Bombeiros; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo, a Secretaria de Ordem Pública (Semop), as secretarias estadual e municipal da Fazenda e da Saúde. Este ano, a Limpurb estará na Central realizando um trabalho educativo e de conscientização para o descarte do lixo.