Cultura

30 Anos do Axé: No ritmo da percussão timbaleira, Denny escreveu sua história

30 Anos do Axé: No ritmo da percussão timbaleira, Denny escreveu sua história

Por Da Redação

30 Anos do Axé: No ritmo da percussão timbaleira, Denny escreveu sua históriaReprodução

No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. Faltando apenas 12 dias para o Carnaval, o portal realiza uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.


Foto: Nestor Carrera/ Editor de Arte

Foto: Nestor Carrera/ Editor de Arte


Caçulinha de uma família de músicos, o homenageado de hoje carrega uma grande responsabilidade, Denny comanda a Banda Timbalada e milhares de timbaleiros pelo Brasil.


Nascido em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, Adenilson Brito Silva, 35 anos tinha em sua veia o sangue artístico. A mãe tocava bandolim, o pai pandeiro e três dos cinco irmãos também cantam. O pequeno capoeirista sempre quis estar no meio da música e participou de um projeto sócio-cultural voltado para crianças e adolescentes onde dava os primeiros passos no mundo artístico, dançava, fazia teatro e cantava.


Participando de uma banda mirim, Denny foi descoberto pelo grande cacique Carlinhos Brown aos 13 anos de idade. Na visita ao projeto, Brown percebeu o talento do moleque e o convidou para dar uma ?canja? no ensaio da Timbalada Candyall Guettho Square, no bairro do Candeal. A partir daí, Denny que estava apenas começando a carreira entrou para a banda e cresceu junto com ela.


Inserido no grande projeto de Brown, o adolescente aprendeu a tocar, cantar e teve a oportunidade de fazer parte do grande time de vocalistas da banda, como: Tadeu, Ninha, Patrícia e Xexéu.


Assim como a Banda Chiclete com Banana, a Timbalada, que surgiu em 1991, tem uma legião de fãs. Os timbaleiros, como são conhecidos viram muitas transformações na banda. Mas Denny chegou pra ficar e depois de dividir e aprender com todos os cantores que fizeram parte do projeto, hoje comanda sozinho o vocal de uma das maiores percussões do Brasil.


Realizando um grande sonho de comandar a banda que participou desde o início, o artista se entregou de corpo e alma, e logo colheu frutos da sua dedicação à nação timbaleira, e em 2009 ganhou o título de ?Melhor Puxador de Trio?, pelo troféu Dodô e Osmar no Carnaval de Salvador.


Nos quase 24 anos de existência a banda Timbalada busca sempre uma evolução musical constante, e mistura ritmos como tecno, afoxé, axé music e ritmos caribenhos. Emplacou grandes sucessos que fazem parte da história da banda, como ?Beija-flor?, ?Mimar Você?, ?Toneladas de Desejo?, ?Água Mineral?, ?Camisinha? entre muitas outras. São 13 álbuns gravados e Denny esteve presente em grande parte deles e fala do orgulho de pertencer ao grupo. ?Eu me sinto muito feliz agora. Primeiro por ser timbaleiro. A Timbalada é uma coisa espiritual, com uma vibe bacana, de amor, alegria e carinho. A Timbalada tem 24 anos e eu estou nela desde o início. É uma escola pra mim e ainda por cima foi lá que conheci minha grande fonte de inspiração que é Carlinhos Brown. Me sinto muito feliz por fazer parte dessa história. Feliz por ser baiano, por cantar nossa música. Tenho uma grande satisfação e honra por ser um dos responsáveis pela história da música baiana?.



Mundialmente conhecida a Timbalada tem marcas impressionantes, foi recorde de público do Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá, com 210 mil pessoas, participou também do Brazilian Day com um público de 1,2 milhões de pessoas (2004), além de animar cerca de 1,5 milhões no Carnaval de Madri em Nova York (2005).


A poucos dias do carnaval, a Timbalada liderada por Denny, realiza seus ensaios de verão, que funcionam como um esquente para o carnaval. De 15 em 15 dias os timbaleiros tem um encontro marcado no Museu Du Ritmo, no bairro do comércio. Com a tradicional pintura no corpo, os fãs da banda lotam o espaço para conhecer as músicas novas e relembrar os antigos sucessos, que são obrigatórios no repertório.


Nos 30 anos do Axé, Denny faz uma análise da música baiana em seu atual momento.  ?Acredito que estamos em um momento de renovação. Quando falamos em música, precisamos pensar que não é apenas a música, há toda uma estrutura, produtores, dançarinos… É uma organização muito grande e como qualquer outra há momentos de crise. Não só na música, mas diversos outros setores têm passado por isso no país. Apesar disso, a música baiana detém não só o carnaval de Salvador, mas domina todas as micaretas que acontecem no Brasil. Então, mesmo nesse momento de mudança, a nossa música continua muito forte, principalmente porque é democrática. Ela alcança todas as pessoas e protagoniza uma festa em que todos podem se divertir?.


Para o carnaval a Timbalada puxa o Bloco Timbalada na sexta e sábado, Camarote Cerveja & Cia na sexta. Camarote Skol no domingo, Bloco Balada na segunda e Camarote do Nana na terça. Para encerrar o carnaval, a banda comanda o tradicional arrastão da Timbalada na quarta-feira de cinzas.


Confira abaixo as imagens das diferentes fases do cantor:


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.