Cultura

Grupo Nariz de Cogumelo circula com espetáculo de rua por cidades do Vale do São Francisco

Grupo Nariz de Cogumelo circula com espetáculo de rua por cidades do Vale do São Francisco

Por Da Redação

Grupo Nariz de Cogumelo circula com espetáculo de rua por cidades do Vale do São FranciscoRafael Martins/divulgação

A partir do dia 22 de janeiro, as praças e ruas de seis cidades e duas ilhas da região do Vale do São Francisco irão se transformar num picadeiro a céu aberto. Isto porque o Nariz de Cogumelo já está de malas prontas para circular com o espetáculo ?O Salone?, com direção de João Lima (vencedor do Prêmio Braskem de Teatro pelas peças O Sapato do Meu Tio e As Rimas de Catarina), por cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As apresentações integram o projeto ?Nariz de Cogumelo invadindo o Velho Chico?, contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013.


Entre 22 de janeiro e 01 de fevereiro, o grupo percorre oito localidades da região do São Francisco: Juazeiro e Paulo Afonso (Bahia), Petrolina, Ilha do Massangano e Ilha do Fogo (Pernambuco), Piranhas e Água Branca (Alagoas), e Canindé de São Francisco (Sergipe). As primeiras apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro (sexta, sábado, domingo e segunda) na região de Petrolina/Juazeiro e contam com o apoio do Festival Janeiro tem Mais Artes, do SESC Petrolina. As apresentações são abertas ao público, mas como reza a tradição da arte de rua, o espectador é convidado a contribuir no chapéu ao final dos espetáculos.


Durante a circulação, o grupo ? formado por cinco palhaços e dois músicos ? ainda promove duas ações de formação voltadas para profissionais e amadores de teatro, circo ou arte de rua a partir de 16 anos. A primeira ação é um intercâmbio artístico com a Trup Errante, grupo de Juazeiro/Petrolina, sobre Improvisação para Cenas Cômicas e acontece no dia 22 de janeiro, em Petrolina. No dia 28 de janeiro, a cidade de Paulo Afonso recebe a segunda oficina: Palhaçaria e Improvisação. As inscrições para esta oficina são gratuitas e devem ser feitas pela internet, através do site oficial do grupo (www.narizdecogumelo.com.br).


O Salone


O espetáculo é uma homenagem do grupo à palhaçaria clássica dos circos brasileiros, a partir do inusitado cotidiano de um salão de beleza. No enredo, a palhaça Furabolo Tobogã é uma estabanada funcionária que sonha se tornar uma estrela, mas tem pela frente um chefe nada compreensivo: Cabelinho, o dono do salão. A reviravolta ocorre quando Floricota Polanski, uma ilustre cliente, chega ao local. A partir daí, segue-se uma sequência de engraçadas confusões, solucionadas com um final inesperado.


Serviço: 


Locais, datas e horários da 1ª parte da circulação:


Oficina de Improvisação para Cenas Cômicas com a Trup Errante


Quando: 22 de janeiro, das 14hs às 17hs


Onde: SESC Petrolina


Inscrições: www.narizdecogumelo.com.br



?O Salone? em Juazeiro


Quando: 23 de janeiro, às 17hs


Onde: Praça da Mangueira, Juazeiro-BA


A chapéu



?O Salone? na Ilha do Fogo


Quando: 24 de janeiro, às 16hs


Onde: Ilha do Fogo-PE


A chapéu



?O Salone? em Petrolina


Quando: 25 de janeiro, às 17hs


Onde: Praça Dom Malan, Petrolina-PE


A chapéu



?O Salone? na Ilha do Massangano


Quando: 26 de janeiro, às 17hs


Onde: Em frente à igreja, Ilha de Massangano-PE


A chapéu



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.