Fazer xixi de tanto rir pode ser até engraçado, mas não é normal. A incontinência urinária atinge hoje cerca de 10 milhões de brasileiros de ambos os sexos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. E as mulheres apresentam pelo menos o dobro de possibilidades de ter uma incontinência urinária do que os homens. Então, o que é incontinência urinária? 

Nada mais é do que a perda involuntária de urina. Quer dizer que você não tinha intenção de que saísse urina naquele momento e ela sai espontaneamente, alheia a vontade do paciente. Essa patologia, cada vez mais frequente no consultório, é mais comum de imaginarmos em pacientes idosas e na menopausa, achando que é normal perder a urina. Mas não é somente nessa fase que acontece. 

À medida em que a gente diminui nossa reserva de hormônios e começa a acontecer uma atrofia vaginal, temos flacidez, perda de colágeno e da estrutura do assoalho pélvico. Não conseguimos fazer uma contração muito boa desse assoalho. Então, o esfíncter perde a capacidade de vedar com mais facilidade e muitas vezes acontece essa perda urinária que é tão dita como comum, mas não é para ser normal e existe tratamento. 

Quanto mais precoce se intervém, mais fácil e mais rápida é a resolução desses problemas. Quais são os principais tipos de incontinência urinária? A incontinência urinária de esforço, que nada mais é do que qualquer esforço abdominal que vai fazer com que você perca urina. E aí vem as queixas mais comuns de sorrir, de espirrar, de tossir, de pular, qualquer impacto abdominal a paciente acaba perdendo urina. A segunda causa mais comum é a de urgência miccional. Como o nome diz, é urgência. A paciente, ao ter vontade de fazer xixi, ou ela vai com a maior rapidez possível ou acaba tendo escapes na roupa. Muitas vezes, aquela paciente que está desabotoando a roupa ou está chegando em casa e não consegue se controlar acaba perdendo urina. 

O que percebemos é uma conjunção das principais queixas de incontinência urinária, que é o que se chama de incontinência mista. Essa paciente tem um pouco da incontinência de esforço e um pouco da incontinência de urgência. O diagnóstico da incontinência urinária normalmente é clínico, uma conversa do paciente sobre o seu histórico, a sua queixa e sobre seus hábitos de vida, o médico consegue definir ou traçar as suas propostas terapêuticas baseadas somente nessa anamnese. 

O que é importante ser frisado? Alguns hábitos de vida como fumar, uso de bebida alcoólica, uso de cafeína ou chás que tem excesso de cafeína, refrigerantes, adoçantes artificiais, alimentos ricos em carboidratos, uso de medicamentos que funcionam como diurético ou o próprio diurético, todos eles vão interferir de uma forma negativa em relação à incontinência urinária. E é importante ser dita na sua anamnese ao médico. 

Ainda sobre os hábitos de vida, pedimos para essa paciente fazer o que chamamos de diário miccional: que é anotar num papel todas as vezes que ela faz uma ingesta de líquido e todas as vezes que ela vai ao banheiro. Com isso, a gente consegue traçar se essa paciente acumula muito urina ou não. 

Se a ingesta de líquido não está compatível com o volume urinário e a frequência que essa paciente vai ao banheiro, conseguimos traçar de uma melhor forma o tratamento dela. Não podemos esquecer alguns pontos importantes que são: infecção urinária existe, tem que ser descartada; a prisão de ventre estimula essa incontinência urinária e também tem que ser tratada; e o estresse emocional que o paciente vive também pode predispor e corroborar essa incontinência urinária. 

Alguns problemas físicos subjacentes também podem estar implicados em favorecer a incontinência urinária. Algo funcional como a gestação ou o pós-parto, o envelhecimento natural, como a menopausa, como eu já citei anteriormente. Uma paciente que fez histerectomia está mais pré-disposta, o homem com câncer de próstata, um aumento dessa próstata, obstruções do trato urinário e nunca esquecer de distúrbios neurológicos causados por alguns tipos de doença como a Diabetes Mellitus, Esclerose Múltipla, AVC e Parkinson tem que ser descartadas e avaliadas se não estão interferindo na incontinência dessa paciente. 

Se por um acaso, na história clínica, não ficar muito evidente o tipo ou precisar de algo mais específico para determinar o tratamento, existem exames que não são tão comuns, mas podem fazer parte do arsenal propedêutico. Como por exemplo, o estudo urodinâmico, a cistoscopia, que são exames invasivos e, em algumas vezes, pontualmente, são necessários serem solicitados. 

Em relação ao tratamento, a gente sempre inicia tentando fazer um treinamento da bexiga dessa paciente. Muitas vezes, esse é o problema basal e precisamos readestrar a bexiga a urinar nos momentos ideais. Tratamentos com a fisioterapia, normalmente são bem indicados. E é sempre bom ter uma fisioterapeuta uroginecológica fazendo acompanhamento e avaliação, porque elas não fazem só o treinamento da musculatura, elas avaliam a contratividade, a força muscular e a propriocepção dessa paciente, que nada mais é do que ela ter noção do que aquela musculatura faz, se ela contrai, se ela relaxa, coisa que parece ser simples, mas a maioria das mulheres não tem esse controle dos esfíncteres. A fisioterapia faz isso de forma magistral. 

Alguns exercícios são passados para paciente fazer esse fortalecimento. O mais comum é o Exercício de Kegel, mas existe uma série de atividades físicas e musculares de treinamento da musculatura que pode ser feita sob indicação da fisioterapeuta. Além da avaliação e orientação, ela pode fazer uma estimulação elétrica melhorando essa musculatura. Usamos em casos pontuais, medicamentos para ajudar a relaxar a musculatura da bexiga e evitar que ela faça contrações, de forma aleatória e em casos de hiperatividade. 

Com o avanço da tecnologia dentro da medicina, hoje contamos com um arsenal tecnológico a disposição das pacientes para resolver e/ou melhorar esse quadro de incontinência sem necessariamente fazer o uso de medicamentos ou necessitando fazer treinamentos do assoalho pélvico. Dentre essa categoria tecnológica, se encontra o laser vaginal, a radiofrequência vaginal e o eletromagnetismo do Emsella, equipamento onde conseguimos fazer a polarização e despolarização do músculo do assoalho pélvico e, com isso, ela faz contrações supramáximas, fortalecendo o que não é possível se fazer humanamente com o treinamento isolado. 

Com todo esse arsenal que temos hoje em mãos - como fisioterapia, medicações, mudança de estilo de vida diário miccional, eletromagnetismo, laser e radiofrequência – esperamos encaminhar menos pacientes para procedimentos cirúrgicos. 

Entretanto, quando a paciente tem indicação - e hoje ainda se encontram pacientes que tem indicação cirúrgica - isso ainda será considerado o padrão ouro. Então, em pacientes com uma perda urinária com pressões muito baixas, podemos ajudar o assoalho pélvico, fazer uma boa coordenação motora, mas a indicação cirúrgica sendo formal a encaminharemos para cirurgia. 

as, como disse anteriormente, nossa esperança é que em um futuro bem próximo a gente consiga evitar ou minimizar ao máximo a realização de procedimentos cirúrgicos nessas pacientes com incontinência urinária, por conta de um diagnóstico e tratamento precoces.
 

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia - ABCGIN, Professora da Universidade Internacional de Atlanta (EUA) e sócia da Clínica EMEG. Possui pós-graduação em Medicina Estética pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética); em Colposcopia pela SOBACI (Sociedade Bahiana de Citopatologia), e em Patologia do trato Genital Inferior e Colposcopia pela UFBA. 

Instagram: @dratinabatalha
 

Notícias Relacionadas

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Uma grande fila foi formada logo cedo nessa quarta-feira (6/7), na sede da Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Lazer e Esporte, no bairro do Comércio, em Salvador.

Os beneficiários do programa Auxílio Brasil, do Governo Federal, devem procurar a unidade para fazer o recadastramento obrigatório. Por conta da alta demanda, a confusão e as filas se formaram. 

“Sem fazer o agendamento prévio não há atendimento em qualquer uma de nossas unidades”, afirma Tédio Barroso, gerente do Cadastro Único em Salvador. Segundo ele, todos os dias, a unidade atende a 400 pessoas. “Existe uma dificuldade para agendamento porque a demanda é muito maior do que a capacidade do serviço”, lembra

A baleira Ana Virgínia Cerqueira conta que acordou cedo para tentar atendimento na sede e não conseguiu. “O agendamento do cadastro está horrível. É cansativo. Humilhante você passar a noite e parte da manhã ligando e não conseguindo o atendimento”.

#AratuOnO espetáculo era uma releitura de Hamlet, de Shakespeare, que traz a história do fantasma pai. Por um pequeno deslize operacional, a atriz e coordenadora operacional Meniky Marla, que está no Teatro Vila Velha, em Salvador, há quatro anos, não deixou o palco no momento planejado e acabou ficando um pouco mais em cena. Quando veio uma nova deixa e ela conseguiu sair, Meniky sabia que teria pouco tempo para vestir o novo figurino e subir as escadas para entrar em cena novamente. Ela correu para o depósito, que mais parece uma feirinha de antiguidades atulhada de coisas escondidas no teatro, e foi até as escadas. E foi lá que ela viu.

“Eram dez trocas de figurino. Um dos meus figurinos era um voal preto. Eu saí de cena, peguei o voal, só que não tinha mais ninguém. Quando eu olhei para o lado, eu vi um vulto. E eu sabia que todo mundo já tinha subido. Estava todo mundo lá em cima, preparado. Eu peguei o meu voal e fui. Aí, eu vi, de fato, um vulto parecido com o meu voal. Na hora, eu não processei. Eu falei assim: ‘Massa, deve ser, então, né… esse é o meu primeiro contato aqui com os donos da casa’”.

Há anos, os funcionários do Teatro Vila Velha, que fica no Passeio Público, convivem com uma lenda: de vez em quando, um dos fundadores, João Augusto, aparece por lá para ver como estão as coisas. Ele morreu em 1979.

“Desde que cheguei aqui, em 2018, que eu já tinha escutado, né, o próprio Marcio [Meirelles] tinha comentado. E de uma forma muito tranquila também, relatos de pessoas que já passaram por aqui, atores e atrizes, de já terem visto”, explica Meniky, que ressalta: lá no teatro, ninguém vê esses encontros sobrenaturais como algo negativo. Meirelles, figura carimbada no cenário cultural da Bahia, atualmente dirige o local. 

Confira a matéria completa em www.aratuon.com.br

#AratuOn #VilaVelhaO sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5/7). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4/7) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

ACESSO
Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

Confira a matéria completa em www.aratuon.com.br 

#AratuOn #5G #ANATELA Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (6/7) um acumulado e estimado em R$ 55 milhões. As seis dezenas do concurso 2.498 serão sorteadas, a partir das 20h, no Espaço da Sorte, em São Paulo.

O sorteio é transmitido ao vivo pelas redes sociais da Caixa. As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

O QUE DARIA PRA COMPRAR?

Se o prêmio for pago para uma única pessoa, o felizardo estará capacitado a comprar vários apartamentos na região do Corredor da Vitória, um dos locais mais valorizados do Nordeste.

Na região, várias mansões estão edificadas em prédios luxuosos. Alguns imóveis têm vista privilegiada para a Baía de Todos Os Santos e acesso à área privativa próximo ao mar. 

Em rápida consulta a anúncios de vendas publicados na internet é possível encontrar disponibilidades de apartamentos com quase 300 metros quadrados pelo valor de R$ 4,5 milhões.

São imóveis com  4 suítes, varanda com reiki, sala de estar, jantar, lavabo, dependência de empregada, 4 vagas de garagem. Infraestrutura completa de lazer com piscina, sauna, academia, salão de jogos e brinquedoteca.

Nesse padrão o vencedor poderia adquirir, pelo menos, 12 imóveis.

#AratuOnUm kit que conteria os intens necessários para matar vampiros, pertencente a um aristocrata britânico, criou uma disputa internacional de lances, antes de ser vendido por seis vezes o preço estimado, de acordo com a casa de leilões Hansons Auctioneers. As informações são da CNN.

A caixa, datada do final do século 19, foi vendida por 13 mil euros (cerca de R$ 72 mil, na cotação atuall) na última quinta-feira (30/6). O kit contém crucifixos, água benta, estaca e martelo de madeira, contas de rosário, uma Bíblia gótica, castiçais de prata, pistolas combinando e um frasco de pólvora de prata.

O material pertencia a Lord William Malcolm Hailey (1872-1969), um membro da nobreza britânica e ex-administrador da Índia britânica. “Seja por medo ou fascinação, é interessante saber que um membro da mais alta ordem social aristocrática, um homem com um lugar na Câmara dos Lordes, adquiriu este item”, disse Charles Hanson, proprietário da casa de leilões.

O item macabro atraiu licitantes de todo o mundo, inclusive da França, Estados Unidos e Canadá. Um comprador anônimo do Reino Unido ganhou. “A crença em vampiros, uma criatura morta-viva que diz precisar de sangue humano para sobreviver, remonta a centenas de anos e persiste em algumas partes do mundo hoje”, diz o leiloeiro.

Além de conter os itens necessários para matar um vampiro, há também ferramentas para afastá-los. “Itens de significado religioso, como crucifixos e bíblias, supostamente repeliam esses monstros, daí sua presença no kit”, explica.

Ainda não há como saber se o comprador colocará o kit em uso. “A tarefa de matar um vampiro era extremamente séria e relatos históricos sugeriam a necessidade de métodos e ferramentas particulares”, acrescentou.

#AratuOnA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.

Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

#AratuOn #AnatelA Paraná Pesquisas/ Bahia Notícias divulgou seu último levantamento nesta terça-feira (5/7) sobre a disputa eleitoral na Bahia. Conforme os novos números, ACM Neto (UB) manteve distância folgada para os demais adversários e seria eleito governador da Bahia no primeiro turno. Em abril, ele apresentou 55,4%. Seu principal rival na corrida eleitoral, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 15,8%, porcentagem menor que os 16,1% mensurados em abril. João Roma (PL) caiu de 10,1% para 9,1%. Kleber Rosa (PSOL), que chegou a 1,2% em abril, caiu para 0,5% e Giovani Damico (PCB) oscilou de 0,5% para 0,1%.

Em território baiano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem liderança folgada nas intenções de voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista crava 49,8%, enquanto o atual chefe de Estado aparece com 26,5%. Levando em consideração a margem de erro de 2,5%, o ex-presidente pode colocar diferença de até mais que o dobro das intenções de voto sobre Bolsonaro.

Pela primeira vez, o Instituto Paraná Pesquisa mensurou o cenário da corrida pelo Senado sem o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que desistiu em maio para dar lugar ao seu filho, Cacá Leão (PP). Otto Alencar (PSD) lidera com folga contra Cacá e Raissa Soares (PL). Pré-candidato à reeleição, Otto tem 33,9%, enquanto Cacá aparece com 12,8%. Raissa soma 7,4% das intenções de voto, enquanto Tâmara Azevedo foi citada por 4,2% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 1.640 pessoas, em 72 municípios, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, com margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR-00774/2022.

#AratuOn #Pesquisa #Eleicoes2022Uma casa usada como oficina ilegal para conserto de armas de fogo foi encontrada o final da tarde do domingo (3/7), na cidade de Monte Santo, a 352 km de Salvador. Cinco espingardas, dois revólveres, uma pistola e materiais explosivosforam apreendidos por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste.

A oficina funcionava na Fazenda Lage do Veado, povoado de Alto Alegre. O comandante da unidade, major Luís Paulo Ribeiro Neri, informou que a população da zona rural que indicou o espaço. 

"Os moradores nos contaram que os homens que moravam nesta casa costumavam realizar disparos de arma de fogo e ameaçar vizinhos. Nós sabemos que os grupos criminosos contam com o apoio de armeiros e já levantamos informações que vão ajudar a capturá-los", contou.

Os suspeitos fugiram deixando para trás diversas armas. Foram achadas quatro espingardas calibres 20, 28, 36 e uma artesanal, dois revólveres de numerações 22 e 32 e uma pistola calibre 6,35, uma garrucha de dois canos, 44 munições de diversos calibres, cinco recipientes contendo pólvora e outros três de chumbo, três caixas de espoleta e um coldre.

Todo material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Euclides da Cunha e levado a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) para que possam ser iniciadas as investigações.

#AratuOnMais de três meses depois do término, o relacionamento do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com a estudante de medicina Rebeca Cardoso foi reatado. O gestor da capital baiana postou uma foto nas redes sociais ao lado dela e dos filhos, em Curaçá, norte da Bahia.

"Domingo com minha galera na Festa dos Vaqueiros de Curacá", publicou o prefeito. Rebeca compartilhou a publicação nos stories e comentou: "Hoje fazem (sic) 12 anos, foi aqui em Curaçá o primeiro beijo".

Os dois terminaram em março. Na época, Rebeca escreveu sobre o fato de não estarem mais juntos e agradeceu o carinho que tem recebido das pessoas durante todo esse tempo juntos pelo fato de ter "se tornado uma pessoa pública". "Venho recebendo muito carinho, que vem de pessoas que eu nem conhecia e acreditam em mim", disse. A publicação foi apagada.

Esse é o segundo casamento do prefeito. Anteriormente ele foi casado com a oftalmologista Soraya Santos.

#AratuOn #BrunoReis
Ver Mais