
Consciência participativa cidadã transformadora
Atualizado em 14 de dez. de 2021 21h20
Publicado em 14 de dez. de 2021 21h14
Atualizado em 14 de dez. de 2021 21h20
Publicado em 14 de dez. de 2021 21h14
Foto: Arquivo/GovBa
Como ativista da função social da empresa, acredito na promoção de uma consciência participativa cidadã transformadora como meio para a construção de um país mais igualitário e com oportunidades para todos, garantindo assim desenvolvimento econômico e bem estar social.
Por isso, minha provocação de hoje é para que façamos juntos uma reflexão sobre o nosso sentimento de pertencimento sobre a escola pública. Nós precisamos participar da gestão das escolas públicas. É isso que nós queremos. É isso que nós vamos fazer.
Reflitam comigo: quantos de nós confiamos nossos filhos às escolas públicas? Para que um dia isso possa ser possível, precisamos entender que a escola pública pertence a nós. Precisamos entender que é dever do Estado garantir a eficiência da escola pública, como está no Artigo 37 da nossa Constituição Federal, como uma obrigação nas esferas federal, estadual e municipal. Precisamos, principalmente, participar e cobrar isso do Estado.
Se todos nós, independente de classe social, tivéssemos nossos filhos e netos matriculados e estudando em escolas públicas eficientes e competentes, estaríamos promovendo a igualdade na prática. Isso vai permitir um amanhã onde todos, através dos seus talentos, possam se destacar, progredir e crescer. É assim que poderemos transformar o nosso país.
As revoluções tecnológicas estão criando novas possibilidades de trabalho, com salários acima da média, e para que todos possam aproveitar estas oportunidades, precisamos de escolas públicas com investimentos constantes que garantam a capacitação de nossas crianças e jovens para este novo ambiente. Com isso, as novas gerações poderão ter autonomia para escolher suas profissões e, assim, contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.
O Movimento Via Cidadã é o nosso caminho para promover esta transformação. Estamos criando uma rede nacional com empresários e educadores envolvidos e que acreditam na transformação do nosso país por meio da educação. Eu te convido a conhecer e participar também. Conto com vocês para fazermos juntos a transformação das nossas escolas públicas.
Pau na máquina!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Ativista da função social da empresa, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, empreendedor e advogado.
Instagram: @paulosergiocavalcanti