
Precisamos falar sobre o MAIO LARANJA!
Atualizado em 19 de mai. de 2022 17h32
Publicado em 19 de mai. de 2022 17h26
Atualizado em 19 de mai. de 2022 17h32
Publicado em 19 de mai. de 2022 17h26
Foto: MaioLaranja.org
Foto: ilustrativa/Pexels
Precisamos falar sobre o MAIO LARANJA!
Maio é um mês para ser lembrado! É o mês de combate à Violência Sexual Infantil!
No ano passado o meu artigo aqui na coluna foi sobre o motivo pelo qual essa violência algumas vezes passa despercebido sob os olhos das famílias.
Os anos passam e as notícias são as mesmas: crianças violentadas! Muitas vezes por familiares...
Mais uma vez me pergunto: por que é tão difícil enxergar essa violência?
As respostas, infelizmente, passam pelos mesmos caminhos.
Como o tema "sexo" ainda é um tabu, algumas pessoas não se atrevem a falar abertamente sobre os assuntos dessa temática e essa falta de diálogo gera um cenário que não estimula a quebra do silêncio por quem sofre, tampouco auxilia na prevenção da violência.
Não havendo prevenção, algumas crianças terminam sem a orientação devida sobre como reagir, o que fazer e sobre o que não fazer.
Em linhas gerais, os adultos possuem imensa dificuldade de encarar a vulnerabilidade das crianças, muitas vezes para mascarar as suas próprias feridas.
Ainda que seja difícil enxergar a maldade do agressor, que muitas vezes é aquele familiar tão querido e próximo da família, precisamos estar dispostos a enfrentar esse desafio, especialmente para resguardar os direitos das crianças e adolescentes e salvá-los enquanto houver tempo!
Não dá para fugir do assunto! Precisamos encarar o problema de frente!
Talvez haja uma criança precisando de ajuda perto de você!
#maiolaranja
#denuncie
#disque100
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Otávio Leal, do blog "Pai, vem cá", é pai de Maria Flor, advogado, consultor parental, psicanalista em formação e autor do livro "Papai foi pra roça, Mamãe foi trabalhar. E agora?".
O projeto “Pai, Vem Cá!” se tornou parceiro da Defensoria Pública da Bahia e da Revista Pais & Filhos, tendo participado de iniciativas sociais importantes, a exemplo da campanha Poder do Colo, da Novalgina.
Instagram: @paivemca