Foto: ilustrativa/Pexels

 

Em qualquer cenário econômico, o volume do fundo promocional de uma campanha sempre estará em pauta no marketing das empresas. É absolutamente normal ter dúvidas sobre o percentual ideal do faturamento, ou qual será o mix promocional com a maior taxa de retorno, a intensidade ideal, ou ainda se as estratégias adotadas serão suficientes para atingir a meta e subir pontos importantes no share de mercado ganhando espaços dos concorrentes.

O marketing e a publicidade vivem sob uma tensão saudável, porque todos os dias há competição entre marcas, produtos e serviços, movimentando o nosso aquário com muitos tubarões circulando. E com este nível de ambiente, estamos sempre jovens e preparados, mesmo com o passar dos anos, pois o nosso organismo e as nossas conexões neurais são altamente exigidos. Ppouco importa a cronologia e sim a sintonia do nosso conhecimento projetando a inovação com criatividade diariamente.

Profissionalmente, buscamos ferramentas que auxiliam nossas decisões. O melhor dos mundos seria que todos tivessem acesso e utilizassem sistemas com inteligência artificial das big datas, porém esse um privilégio somente dos grandes grupos empresariais. Obviamente que em cada empresa, núcleos de marketing e agência de publicidade possuem um método que facilite suas decisões. Quando não dispõem de dados internos, consomem o que o mercado oferece nas relações comerciais, o que ajuda muito, mas as informações que chegam dos veículos, por exemplo, sejam elas de consumo ou pesquisas de audiência, ainda são muito restritas aos grandes mercados. O Brasil é formado por 5.246 cidades com menos de 100 mil habitantes e apenas 324 acima, o que exige muito esforço profissional para definir projetos e ações de marketing.

Mas, observando a literatura, com inúmeros referenciais teóricos, encontramos matrizes que independem de investimentos, e sim do interesse em ampliar o conhecimento profissional, o que faz toda a diferença. Na verdade, o melhor computador no mundo, continua sendo o nosso cérebro bem alimentado de conhecimentos.

Quem nunca ouviu esta frase: "a Coca-Cola anuncia muito, e por isso vende muito”?

Neste artigo vamos esclarecer que o sentido afirmativo da frase é bem diferente: Se a Coca-Cola deixar de ser intensiva na frequências das suas campanhas, ela sairá da mente do consumidor (share of mind), pois a decisão da sua compra é completamente impessoal.  

Vamos observar a figura com plano cartesiano que fundamenta a afirmação, expondo que a intensidade de uma campanha tem DNA específico para cada tipo de negócio. Esta matriz é fruto de uma interpretação simplificada de como funciona os “Canais de Marketing”, com todos suas particularidades, unindo os pilares que montam a logística da distribuições de produtos, que variam nas necessidades, mas principalmente nas suas intensidades. A colaboração teórica neste caso é afirmar que existe uma total sintonia entre as características de distribuição, forma de comercialização, com influência do profissional de vendas, e a frequência das campanhas publicitárias. 

image
Fonte: Singullar Comunicação e Marketing – Outubro 2021

A partir da ilustração, podemos afirmar que quanto mais uma empresa comercializa produtos com alto valores técnicos agregados, se faz necessário investir em vendedores (sellers) capacitados para atender seus clientes, pois a proximidade e a interferência técnica profissional, serão fatores determinantes para a conclusão dos negócios. Na figura fica bem claro que bens e serviços exigem uma relação muito próxima, e não necessitam de um mix promocional amplo, com uma frequência intensa, mas de ações mais exclusivas, pois a venda necessita prioritariamente da interferência de um profissional muito qualificado junto ao cliente. 

No outro extremo, a impessoalidade no ato da comercialização será inversamente proporcional, que é o caso dos refrigerantes como a Coca-Cola, basta observar quantas pessoas o abordam dentro de um supermercado na sua decisão de compra. Mesmo no setor de mercearia, carnes e frios você só utiliza um profissional se assim desejar, pois existem embalagens que nos deixam livres para decidir, o que caracteriza uma relação pessoal muito distante, onde a consultoria técnica não se faz necessária. Com isso, a intensidade das campanhas é que determina o share of mind, e injetam diariamente o valor do produto, incentivando o consumo por impulso em favor da marca. Técnica de marketing popularmente conhecida por “quem não é visto, não é lembrado”.

Agora com estes cenários ilustrados, mesmo sem acesso aos sistemas de inteligência artificial, profissionais podem tomar decisões competitivas apenas se espelhando no comportamento de marketing e comunicação de diferentes segmentos econômicos, o que influenciará diretamente no volume de investimentos, frequência e linguagem das campanhas publicitárias. Ou seja, quanto mais a relação profissional se faz necessária, menor e exclusivista será o mix promocional.

Portanto, podemos afirmar que o nível de estudos  profissionais, a busca por matrizes e referenciais teóricos facilita nas decisões estratégicas, independente do porte ou segmento da empresa. Sabemos que a tecnologia estará sempre em evolução facilitando nossas vidas, mas é fundamental adotarmos métodos e procedimentos pessoais que nos permitam adotar linguagem técnicas nas ações de marketing, elaborando projetos de comunicação mais assertivos, onde o maior investimento será o seu tempo disponibilizado para adquirir novos conhecimentos.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Publicitário, professor mestre em administração de empresas com ênfase em marketing organizacional, escritor, pesquisador e autor da metodologia Infooh que monitora a audiência da Mídia Out Of Home.

Instagram: @prof.laercio_ferreira

Notícias Relacionadas

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

É oficial: as irmãs Simone e Simaria Mendes anunciaram nesta quarta-feira (18/8) o término das atividades da dupla. As “Coleguinhas” estavam com a relação estremecida desde o mês de junho, após uma série de desentendimentos.

Leia o comunicado abaixo, na íntegra:

"Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.

Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.

“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”, diz Simaria.

Simone completa: “A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha
nova trajetória”.

As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras"Uma criança de dois anos de idade precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar presa dentro de uma máquina de pelúcias em um shopping no Rio de Janeiro. O caso aconteceu na última terça-feira (16/8), e foi compartilhado pela mãe do garoto em uma rede social.

O garoto, de nome Samuel, causou um verdadeiro alvoroço no shopping após entrar na máquina com os brinquedos. A mãe do menino contou que ficou desesperada quando viu o filho preso, e que começou a achar graça da situação após um tempo.

Ela filmou o incidente e compartilhou em uma rede social. O menino arteiro foi resgatado por seguranças do estabelecimento, e ninguém ficou ferido na ocorrência. O pequeno Samuel, ganhou as redes sociais pela traquinagem aprontada e o sorriso estampado por estar no meio dos brinquedos.

#AratuOnDe acordo com o Google Trends, houve um aumento de 43,3% no volume de buscas por “hair transplant”, neste período de pandemia e, segundo dados da International Society of Hair Restoration Surgery (SHRS), houve um reajuste no preço das cirurgias da ordem de 65% entre 2014 e 2021, dados que só tendem a crescer nos próximos anos.

O transplante capilar - expressão hoje considerada mais adequada que “implante” - passou por uma metamorfose expressiva. As técnicas atuais deixam cicatrizes quase imperceptíveis e um resultado mais natural, mesmo na linha da testa, onde, no passado, era fácil detectar o “cabelo de boneca” dos recém-transplantados.

Quem aproveitou o momento e "fez a cabeça" foi o apresentador da TV Aratu, Pablo Reis. O jornalista realizou o método mais recente descrito por uma sigla em inglês, FUE (na tradução, “extração da unidade folicular”).

Confira o vídeo completo em www.aratuon.com.br ou em nosso canal no youtube Originais Aratu On

#AratuOnA Fundação Hemoba alerta para o estoque crítico de sangue e plaquetas diante da alta demanda nos hospitais do estado. Há uma necessidade maior no momento para os tipos sanguíneo A-, B+, O- e O+. São várias situações em que as pessoas necessitam da transfusão: quando sofrem lesões graves, se submetem a cirurgia e estão recebendo tratamento contra câncer ou outras doenças, como a anemia falciforme e, em casos raros, a dengue hemorrágica. 

A Hemoba convida os doadores voluntários para atender a demanda por transfusão de sangue e plaquetas. Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas, sendo seis na capital e 21 no interior. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h30. 

Nos shoppings Salvador e Salvador Norte, o atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ 

#AratuOn #HemobaO presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), irritou-se com o youtuber Wilker Leão e o puxou pela gola da camiseta na portaria do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (18/8).

De acordo com o portal G1, no início da manhã, antes de ir à Base Aérea, Bolsonaro parou o comboio para conversar com apoiadores. Começou, então, a ser questionado por Leão. O youtuber chamou o presidente de “vagabundo”, “covarde”, “safado” e “tchutchuca do Centrão”. Bolsonaro saiu do carro e foi atrás do influenciador.

Bolsonaro entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com a aumento dos xingamentos, acabou saindo do veículo e foi em direção a Leão. O presidente disse que queria falar com o youtuber e tentou pegar o celular dele, mas acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois no braço dele.

Em meio à confusão, os seguranças do presidente tiraram Leão de perto de Bolsonaro. Depois do episódio, Bolsonaro conversou com ele por alguns minutos e foi para a Base Aérea. O presidente faz campanha eleitoral em São José dos Campos (SP). Leão ainda permaneceu no local e conversou com outros apoiadores.

#AratuOn #Bolsonaro“Gosto muito de novinha”. O caso do vereador Gabriel Monteiro, do PL do Rio de Janeiro, voltou a ganhar destaque na mídia. Em novo áudio que circula nas redes sociais, Monteiro admitiu que mantém relações sexuais com menores de idade. O vereador confirmou gostar "muito de novinhas", termo usado para se referir a meninas de "16, 17 aninhos". 

A gravação mostra o parlamentar conversando com um interlocutor sobre boatos na Barra da Tijuca e em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Ao ver imagens de uma garota, Gabriel emenda: "Meu bebê, cara. Você vai conhecer ela hoje". 

A gravação mostra o parlamentar conversando com um interlocutor sobre boatos na Barra da Tijuca e em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Ao ver imagens de uma garota, Gabriel emenda: "Meu bebê, cara. Você vai conhecer ela hoje". 

Em outro áudio, o vereador fala supostamente sobre uma jovem de 16 anos, que seria atleta de levantamento de peso. 

Para o vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo contra o parlamentar na Câmara Municipal do Rio e que já teve acesso ao material, trata-se da "voz inconfundível do Gabriel". "Parece que isso era um prazer dele, uma obsessão".

#AratuOn #GabrielMonteiroA cantora Roberta Miranda, de 65 anos, contou que se define sexualmente como "trissexual", pois sentiria atração por pessoas de três gêneros diferentes. Em entrevista para o Metrópoles, a sertaneja afirmou que teve um relacionamento com Luz Del Fuego, famosa travesti que se apresentava enrolada em uma cobra.

"Não sei se meu negócio é menino, se é menina ou se é travesti. Eu namorei um travesti. Ali tinha completo – metade homem, metade mulher. Quem come de tudo não passa vontade", definiu.

A artista revelou era apaixonada por Luz, mas teve medo do preconceito que enfrentaria em família. "É algo que preciso quebrar. É um assunto que me pega muito. Pais e irmãos foram impiedosos comigo, então eu não sabia por onde correr e o que fazer", afirmou.

A "versatilidade" de Roberta já tinha sido comentada em uma entrevista no Lady Night, com Tatá Werneck. "Quem come de tudo não passa fome? O que você quis dizer com isso?", perguntou a apresentadora. 

"A Roberta é trissexual. Está acima de tudo. Eu nunca contei para ninguém no mundo. Em nenhuma televisão. Eu já namorei uma travesti. As pessoas perguntam tudo. Roberta você é hétero, é homossexual? É bi? Eu sou além de tudo isso. Isso é muito pequeno para Roberta", disse. Na ocasião, Roberta Miranda foi bastante aplaudida pela plateia após a revelação bombástica. 

#AratuOn #RobertaMirandaNa tarde desta quarta-feira (17/8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, pela a suspensão do uso obrigatório de máscara facial em aeroportos e aeronaves do Brasil. A proteção foi implementada em dezembro de 2020, no auge da pandemia da Covid-19 no país. 

Para eles, a máscara ainda é nescessária em espaços públicos fechados, mas deixa de ser obrigatória. De acordo com os técnicos, os uso da mesma passa de uma medida de saúde coletiva para um “compromisso de responsabilidade individual”. 

A medida passa a valer quando a decisão for publicada no Diário Oficial da União. O relator do processo, o diretor Alex Machado Campos, pediu ao diretor-presidente da Anvisa para que isto ocorra ainda hoje.

A obrigatoriedade de máscaras faciais em aeroportos já foi debatida pela Anvisa em outras reuniões deste ano, mas tinha sido mantida até então.

Em 22 de maio, por exemplo, a agência permitiu que os serviços de alimentação a bordo das aeronaves fosse retomado, mas não suspendeu o uso obrigatório de máscaras. De acordo com o Jornal de Brasília, a Anvisa alegou nesta quarta que a mudança de posicionamento sobre o tema foi motivada em partes pela portaria emitida pelo Ministério da Saúde em 22 de abril, que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pelo novo coronavírus. Também foram considerados o cenário internacional da pandemia, o comportamento sazonal do vírus, a quantidade atual de mortes diárias e a capacidade de atendimento na rede pública de saúde.

Segundo os membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, há uma estabilização com tendência de queda no cenário epidemiológico da Covid no Brasil e, após reunião com epidemiologistas e infectologistas, as projeções não apontaram que a suspensão da obrigatoriedade de máscaras não teria impacto no número mortes pelo coronavírus.

#AratuOnEsta quinta-feira (18/8) é o último dia para requerimento, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em trânsito ou em seção distinta da origem nas Eleições 2022. Os pedidos devem ser feitos pessoalmente nos cartórios eleitorais. A eleitora ou o eleitor deve estar munido de um documento oficial com foto e deve indicar o local onde pretende votar no dia do pleito.

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

Não há voto em trânsito no exterior, somente no território nacional. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil poderá, sim, votar na eleição, também apenas para presidente da República.

A votação em trânsito acontece somente em ano de eleições gerais, em locais de votação convencionais ou criados para essa finalidade, nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Vale lembrar que é preciso estar com a situação regular no cadastro eleitoral. Quem estiver com o título cancelado ou suspenso não pode votar

#AratuOn
Ver Mais