
Príncipe de Gales, Buffalo, Madras... o xadrez é uma estampa para além do São João
Atualizado em 25 de jun. de 2021 20h41
Publicado em 23 de jun. de 2021 17h30
Atualizado em 25 de jun. de 2021 20h41
Publicado em 23 de jun. de 2021 17h30
Crédito da foto: ilustrativa/Pexels
Eita que chega junho e o xadrez sai da gaveta! Mas você sabe qual o seu estilo de xadrez? São muitos e você, entendendo o porquê gosta, pode usar ele durante o ano inteirinho.
Buffalo: é aquele que já foi usado nos EUA como símbolo de rebeldia. Lembra o Vichy, mas no lugar do branco temos o preto e a estampa é grande.
Já que falamos do Vichy... é o xadrez da toalha de picnic. Já foi muito usado nos anos 50 e transmite o misto de inocência e sensualidade das pin-ups.
O xadrez típico das roupas de São João é o Madras. Colorido, não tem um padrão de cor pré estabelecido e é o xadrez que comunica alegria! Ah! É originário da Índia, que também gosta de cores na sua cultura.
Xadrez Tartan: o xadrez escocês! Tradicional e cooptado pelos ingleses para demonstrar seu poder. Dele veio o xadrez Burberry que nada mais é que um tartã de cores neutras específico de uma marca.
Xadrez Príncipe de Gales: o xadrez proveniente da alfaiataria masculina inglesa. Formal e sério! Usado principalmente para nos deixar com a aparência de “mais profissional” já que é isso que está no subconsciente da sociedade.
Para finalizar, o pied de coq e o pied de poule: também originários da Escócia, porém mais recentes. Tradicional entre os fazendeiros criadores de animais.
Tendemos a pensar que o que vem da Europa é "mais fino e rico", mas isso é uma bobagem! Podemos nos livrar dessas amarras e usar o que nos faz se sentir bem, seja na época do São João ou qualquer época do ano. Você pode sempre usar o xadrez colorido se esse é o que te deixa feliz.
VEJA TAMBÉM: "Xadrez e botas: não espere o São João para usá-los"
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Kika Maia é formada em Direito pela Ucsal, mas se apaixonou pela moda quando começou a empreender em moda plus size. Se formou Consultora de Moda e Imagem e deu segmento aos estudos sendo pós-graduanda em Design de Produto de Moda. Já deu aulas sobre Cultura da Moda, Materiais Texteis e Marketing de moda, além de palestras que abrangiam diversos temas como Gordofobia e Moda para Terceira Idade.
Mulher que vive o universo feminino, é mãe de duas meninas. Admiradora de mulheres que lutaram e lutam pela potência feminina e equidade de gênero. Acompanha de perto questões relacionadas à autoestima das mulheres, incluindo as mulheres gordas, a diversidade, o feminismo e a revolução que isso vem causando em todo contexto social.
Instagram: @kikamaiaplus