
Gorda ou plus size? Conheça os significados de cada termo
Publicado em 9 de mai. de 2021 16h00
Publicado em 9 de mai. de 2021 16h00
"Por que existe uma moda específica para a mulher gorda?"
"É certo falar a palavra gorda?"
"Mas não ofende?"
Essas foram as perguntas que mais escutei desde quando comecei a trabalhar no mercado da moda. No início, apenas revendia moda Plus Size e tive a oportunidade de acessar a alma de muitas mulheres gordas. Ao comprarem comigo, além de adquirirem as peças, elas esperavam fortalecer sua autoestima. O que seriam minutos de vendas se transformavam em horas de troca emocional.
A moda plus size surgiu na Europa, ainda na década de 1920, e era vendida como roupa para mulheres mais cheinhas. Em um determinado momento o termo “plus size” se fortaleceu para um nicho específico, de numerações acima do 46. Foi o termo que ajudou a aquecer o mercado de moda para as mulheres gordas no Brasil. Mas isso só aconteceu em 2008, quando os blogs se popularizaram e muitas mulheres gordas ganharam voz e se conectaram.
No Brasil, a moda plus size explodiu quando o mercado percebeu que havia uma demanda. Pessoas gordas estavam dispostas a consumir roupas modernas para mostrar mais seus estilos pessoais.
Gordas sim! Aos poucos começou um movimento de ativismo a favor da diversidade de corpos na moda. Com ele, o termo “gordo” foi aos poucos sendo resgatado pela militância para a sua ressignificação. A intenção era tirar os estigmas da palavra, para que ela não carregasse os elementos negativos que sentíamos quando proferida.
E assim foi feito! A palavra passou a ofender apenas quando havia a intenção de diminuir o outro. “Sua gorda!”. Dessa forma, para muitas pessoas, o adjetivo é apenas uma das características do seu eu.
Por fim, ser gordo não quer dizer que a pessoa é preguiçosa, desleixada, incapaz. Ainda ter essa visão é preconceituoso e ultrapassado.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Kika Maia é formada em Direito pela Ucsal, mas se apaixonou pela moda quando começou a empreender em moda plus size. Se formou Consultora de Moda e Imagem e deu segmento aos estudos sendo pós-graduanda em Design de Produto de Moda. Já deu aulas sobre Cultura da Moda, Materiais Texteis e Marketing de moda, além de palestras que abrangiam diversos temas como Gordofobia e Moda para Terceira Idade.
Mulher que vive o universo feminino, é mãe de duas meninas. Admiradora de mulheres que lutaram e lutam pela potência feminina e equidade de gênero. Acompanha de perto questões relacionadas à autoestima das mulheres, incluindo as mulheres gordas, a diversidade, o feminismo e a revolução que isso vem causando em todo contexto social.
Instagram: @kikamaiaplus