
Dicas para resolver seu problema sem entrar na justiça
Atualizado em 1 de out. de 2021 19h31
Publicado em 1 de out. de 2021 18h10
Atualizado em 1 de out. de 2021 19h31
Publicado em 1 de out. de 2021 18h10
Foto: ilustrativa/Pexels
Hoje vamos dar uma dica! Existem, no Brasil, algumas agências chamadas de "reguladoras" que resolvem problemas de consumidores em determinadas áreas da atividade comercial.
Vou citar alguns exemplos, pra que vocês possam entender como funcionam. Na área de telefonia, nós temos a Anatel; na de energia elétrica, temos a Aneel. Para os bancos, existe o Banco Central do Brasil, que também funciona como uma agência reguladora.
Então, toda vez que o consumidor tiver algum problema... antes mesmo que ele possa pensar em judicializar, ele pode resolver, administrativamente, junto a essas agências, fazendo uma reclamação documentada, levando alguma documentação, pra que a agência tente uma resolução mais rápida e eficiente para o consumidor. Isso também pode ser feito com intermédio de um profissional profissionalizado, ou seja, um advogado.
Pense nessa possibilidade, pois resolver seu problema de forma mais rápida e eficiente é muito melhor do que judicializado.
Um abraço a todos e até a próxima!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Advogado, com 12 anos de atuação, formado pela Ucsal, especialista em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Frederico também já foi professor da Escola Superior da Advocacia da OAB-BA e atualmente é sócio do escritório Rivas e Farias Advogados Associados.
Instagram: @farias_fred