
Sou Líder! E Agora?
Atualizado em 20 de jul. de 2022 16h51
Publicado em 20 de jul. de 2022 16h30
Atualizado em 20 de jul. de 2022 16h51
Publicado em 20 de jul. de 2022 16h30
Foto: ilustrativa/Pexels
Em algum momento nós já falamos sobre os riscos de pessoas não qualificadas ocuparem cargos de liderança, mas hoje, quero propor outra reflexão, que é algo que ainda vejo com alguma frequência: a pouca disponibilidade de cada líder, novo ou que atua há bastante tempo, em buscar qualificação constante e melhoria de sua performance.
Parece novamente básico e óbvio falar disso, mas faço este exercício com as equipes que lidero há muitos anos e o resultado é sempre...reflexivo. E devo dizer, que ao conversar com pares e amigos sobre o tema, nos deparamos com as mesmas questões.
A velocidade nas organizações é tão alta, que inevitavelmente, você encontrará pessoas que foram promovidas por sua experiência técnica, bons comportamentos, fidelidade à empresa, mas que não necessariamente estavam preparadas para o exercício da liderança. Algumas empresas investem e oferecem qualificações específicas, cuidam do desenvolvimento do líder e o apoiam nesta fase de transição.
O problema é que algumas pessoas ficam restritas as ofertas da empresa. Se esta organização não tem a cultura de investir em educação continuada, o que é, no mínimo, um equívoco, é neste momento que me cabe perguntar: se você está nesta situação, tem feito alguma coisa para cuidar da sua carreira, do seu desenvolvimento como líder ou tem encontrado justificativas para não...fazer nada?
Se sua fala é algo como: “Ah, mas agora eu sou líder, eu estou no cargo, eu mando, eu resolvo, eu, eu, eu...”, não preciso de desenvolvimento. Bom, o que acredito que você pode afirmar com absoluta segurança é: “Vou complicar minha equipe!”. Sim, tão simples quanto.
Não há possibilidade de crescimento, de evolução, sem estudo e sem conhecimento. Grande parte das pessoas nas Organizações deve conhecer uma sigla muito usada nos treinamentos, inclusive de líderes: CHA – Conhecimento + Habilidade + Atitude. Essa é a base do conceito de competência. Ter apenas habilidade não resolve o seu problema. Você precisa do conhecimento e da atitude.
Aí, começa um movimento interessante. Antes, todo motivado e fazendo tudo para conseguir a promoção, você se entregava a tudo e prometia dar conta de qualquer desafio. Agora, as novas atribuições não lhe dão mais tempo para nada. Suas responsabilidades aumentaram, você agora vive o lindo e saboroso “papel sanduíche”, equilibrar as necessidades da empresa, do Cliente e do seu time, então, vamos no estilo Zeca Pagodinho, deixando a vida levar, porque não se tem tempo para mais nada. O início do fim!
Não quero parecer gerencialmente apocalíptica, mas quando penso que tantos dependem de nós, como líderes, não posso diminuir a importância de nos qualificarmos para cuidar destas pessoas. Não pode ser fonte de sofrimento, precisa ser fonte de aprendizado e de prazer. E isso é possível.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Sócia-diretora da Arttha Gestão & RH, também é pedagoga, mãe, escritora, líder, semente, semeadora e profundamente apaixonada pela vida.
Instagram: @artthaoficial