
Para que serve isso mesmo? Servir?
Atualizado em 9 de mai. de 2021 23h57
Publicado em 10 de mai. de 2021 09h00
Atualizado em 9 de mai. de 2021 23h57
Publicado em 10 de mai. de 2021 09h00
Embora as ações solidárias tenham diminuído quando todo mundo achava que a pandemia não era mais uma crise grave (doce ilusão!), felizmente foram alguns dos atos que mais se manifestaram nos últimos meses.
De acordo com o Dicio – Dicionário online de Português, solidariedade significa:
Os dicionários - facilmente disponíveis na internet - também apresentam os sinônimos de solidariedade: amparo, apoio, ajuda, interdependência, companheiro. Foi aqui onde mais me encontrei; me identifiquei com cada palavra.
Interessante que, embora esteja sendo incorporado às estratégias institucionais das empresas, o ato de solidarizar vem muitas vezes de surpresa, de forma intuitiva e disruptiva.
Com a transferência do meu escritório de São Paulo (SP) para Salvador (BA), deparei-me com a necessidade de contar com profissionais que pudessem se responsabilizar pela parte estrutural do local onde estou me instalando. Eis que um dia me pego conversando com o pintor da obra, que demonstrou interesse em contratar meus serviços para orientá-lo no uso das mídias sociais para alavancar seu negócio.
Uma situação que poderia ter passado despercebida foi a inspiração para a criação do meu projeto de mentorias para pequenos empreendedores, em especial os residentes das periferias brasileiras. Confesso que não sei explicar o que senti, só posso afirmar que sabia que deveria fazer algo, e que deveria extrapolar o apoio àquele homem que me abordou.
Dentre os tantos conteúdos que analiso, sempre esteve presente em minha memória que “servir” é o verbo da década. Servir como prestador de serviços, servir como produtor de algo, servir... E, vamos combinar, se eu não existir para servir, para que serve meu trabalho, as aulas que eu ministro, a atenção que dou aos meus pais e amigos?
Solidariedade e servir não são apenas similares porque começam com a letra “s”. São comportamentos fundamentais numa vida verdadeiramente humana.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Apaixonado por gente pelo BrasiS, Diego Oliveira é fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights, é publicitário e mestre em comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projeto pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda. Ele também é curador dos GT's da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) Bahia.
Instagram: @diegoyoupper