
Rota gastronômica e oficinas dão sabor especial à Flipelô
Atualizado em 13 de nov. de 2021 08h33
Publicado em 13 de nov. de 2021 08h30
Atualizado em 13 de nov. de 2021 08h33
Publicado em 13 de nov. de 2021 08h30
Foto: Luisa Calmon
Hora de dar aquela conferida no calendário pós-feriadão e direcionar a programação para as bandas do Pelourinho. De 17 a 21 de novembro vai rolar a Rota Gastronômica Amados Sabores, com 28 bares e restaurantes do Centro Histórico oferecendo menus especiais inspirados no livro “A Cozinha Sertaneja da Bahia”, do pesquisador Guilherme Radel (1930-2019). Não conhece? Qualquer dia volto aqui para falar só dele. Mas sigamos.
Vai ter de um tudo, com preços que variam entre R$ 23,90 e R$ 69,90. Assim, por alto, eu já fiquei de olho Axêgo (arroz de hauçá), CGC Café Gourmet (carne de fumeiro com purê de queijo coalho, arroz e farofa d’água com chouriço de Maragogipe), Malembe (ensopado de carneiro com farofa de cuscuz e molho de biribiri) e Pysko (lombo assado ao molho de caju e mil folhas de batata doce), só para citar alguns.
Essa farra gastronômica integra a programação da Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho), projeto realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado que movimenta a agenda cultural da cidade alternando atividade presenciais e transmissões ao vivo, sempre em torno do homenageado desta edição, o escritor alagoano Graciliano Ramos.
Além de visitar os restaurantes para experimentar os pratos, o público poderá participar de oficinas de culinárias com chefs e cozinheiros convidados, que ocupam a cozinha da Casa do Benin para compartilhar receitas afro-sertanejas.
Entre as atividades remotas, o destaque fica por conta da oficina “Vidas Secas: Comidas de sustança”, que busca inspiração na obra-prima de Graciliano para trocar ideias sobre pratos como rabada, sarapatel, efó e farofa d’água. Anote para não perder: dia 18, das 14h às 16h; e dia 19, das 9h às 11h, via plataforma Teams.
Vale conferir a programação completa: flipelo.com.br/
QUENTINHAS
Donas da p*##@ toda!
Estão abertas as inscrições para o Festival Donas do Sabor, que vai mapear empreendimentos gastronômicos comandados por mulheres na capital baiana. A iniciativa é uma parceria do movimento Women on Food com o Visit Salvador da Bahia e tem a chancela da Abrasel e do Shopping Barra. Entre as embaixadoras da ação estão Andréa Nascimento (Solar), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Angeluci Figueiredo (Preta), Leila Carreiro (Dona Mariquita) e Tereza Paim (Casa de Tereza). A lista completa dessas manas e todas as instruções para inscrição estão aqui: www.salvadordabahia.com.
Novidade na orla de Salvador
Tem casa com cheirinho de nova em Pituaçu, hein? Capitaneado pela empresária Tamires Araújo, o 705 Restaurante e Bar (@705restauranteebar) aposta em uma cozinha contemporânea e autoral, que leva a assinatura do chef Raony Menezes. Já soube que o conceito tem dedo de chef Fabrício Lemos, consultoria de Gustavo Candotta e carta de bebidas de Isadora Fornari, colunista da Revista Prazeres da Mesa. Um time desses é promessa de sucesso, né? O local funciona todos os dias, para almoço e jantar. Bora anotar o endereço? Rua Manoel Antônio Galvão, 32, Pituaçu.
Novas cervejas especiais para a lista
A família da Mindubier, cervejaria baiana nacionalmente premiada, acaba de ganhar duas novas integrantes no estilo New England IPA. A Straction tem como protagonista o lúpulo Strata e combina sabores frutados e cítricos, com notas de maracujá e morango, com teor alcoólico de 6,9%. Já na Distraction o teor alcoólico é um pouco mais elevado (7,7%) e o destaque é o lúpulo Citra, que ajuda a entregar um sabor de frutas como pêssego e maracujá, com notas cítricas no retrogosto. As irmãs já estão disponíveis em www.mindubier.com.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Daniela Castro estudou Jornalismo e Gastronomia na Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o título de Mestra em Cultura e Sociedade. Com mais de 20 anos de experiência, passou pelas redações dos jornais Correio e A Tarde, atuando como repórter de cultura e gastronomia – essa dobradinha é seu prato preferido! Também já colaborou com a revista Vogue e é coautora do livro “Águas de Comer: peixes, mariscos e crustáceos da Bahia” (Senac SP, 2016). Sua trajetória também inclui a participação em eventos e concursos de gastronomia em Salvador, além da atuação em comunicação corporativa.
Instagram: @pimentaecominho
E-mail: daniela.castro@pimentaecominho.com.br