
A condução das finanças em meio à inflação
Atualizado em 31 de mai. de 2022 19h29
Publicado em 31 de mai. de 2022 19h20
Atualizado em 31 de mai. de 2022 19h29
Publicado em 31 de mai. de 2022 19h20
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Vamos tratar de um assunto interessante, que diz respeito ao nosso momento atual: inflação. É o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Quando há uma impressão de dinheiro pelo governo, pode-se caracterizar uma inflação monetária. Também pode acontecer uma causa psicológica, quando uma empresa aumenta os preços porque acha que a concorrente vai aumentar. E, a forma mais recorrente, é quando há o aumento de demanda com a diminuição de oferta. Nesse caso, podemos afirmar que é uma inflação por causa real.
Obviamente, não posso falar de inflação sem associar às finanças pessoais frente à essa realidade. Vai entrar o seguinte questionamento: como você está conduzindo as finanças em meio à inflação?
Vamos à nossa dica: a inflação de itens como combustíveis, energia elétrica e alimentos são intensos nos tempos atuais. Esses três pontos devem ter uma atenção especial com seu consumo, com pesquisa de preço de melhores custo-benefício.
Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo:
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.
Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, entidade a qual ele é Presidente desde o ano de 2022.
Instagram: @andre.dedeko