Tudo começa, passa ou termina em comunicação
Nos aproximamos dos festejos do Natal e Ano Novo e eu gostaria de falar sobre recomeços. Nossa comunicação é um grande ciclo: pode começar, passar ou terminar em nós mesmos.
Pode ser que você já tenha tido a sensação de falar e a pessoa não mudar, não te entender, não aceitar sua opinião, não respeitar seus sentimentos, não fazer o que você disse. Nesses casos, antes de você dizer algo para alguém, seja a primeira pessoa a escutar. Esta simples atitude pode elevar o nível de maturidade de suas relações.
Pode ser também que você tenha optado em se calar pensando que evitaria conflito. O tempo passa e você percebe que o caos continua na sua vida. Por quê? Porque você não evitou o problema, você só adiou aquela conversa difícil que seria o tratamento necessário para não ter uma vida difícil. Anote aí: conversas difíceis evitam uma vida difícil.
Uma terceira possibilidade, você segurou o máximo que conseguiu e quando viu já explodiu. Você até tinha razão mas acabou perdendo a razão pela forma que seu incômodo foi dito ao outro.
Eu não sei se você sabe, mas falar sem ter uma estratégia, sem estabelecer um objetivo claro é perda de tempo e energia. Primeiro você não vai ser feliz enquanto você não assumir a responsabilidade da vida que está vivendo. Desenvolva novas estratégias se você, de fato, quer novos resultados. Segundo, se você tem muita vontade de falar algo para alguém, esteja disponível para escutar como o outro recebe a sua mensagem. Só aí você poderá ajustar a forma e o conteúdo que você quer transmitir.
O que falta para que você esteja bem? Esta é uma pergunta de milhões! A resposta é pessoal e intransferível. Que haja espaço para que a sua nova versão cresça aí dentro e transborde na forma como você decide se comunicar com o mundo. Que o novo tempo seja bem utilizado e bem vivido.
Faça sua vida valer a pena. Na França, essa expressão ‘vale a pena’ era utilizada para se referir a alguém bem remunerado - fulano valia o trabalho, o sacrifício. Portanto, que a sua disciplina seja a demonstração prática do amor ao seu próprio esforço em ser uma pessoa melhor, que não aceita mais ser um agente do caos.
Curta os pequenos momentos e desfrute dos detalhes. Lembre-se que a comunicação pode começar, passar ou terminar em você. Faça bom uso desse trânsito, rs.
Feliz Natal, Feliz Ano Novo e até 2023! Eu desejo que você Decida se Expressar.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.