Como a indecisão afeta sua comunicação
Quando falta clareza nas palavras, mudança constante de opiniões, planos ou decisões, procrastinação, uma evitação de comprometimento, falas dúbias que hesitam diante da necessidade de se posicionar, tudo isso são sinais de que a indecisão pode estar afetando sua comunicação.
Pode parecer que não, mas a indecisão pode ter vários impactos significativos na vida pessoal, profissional e nos relacionamentos interpessoais. Um deles é quando a pessoa procrastina até não poder mais, e aí problemas que eram contornáveis ficam mais difíceis de resolver. O fato de não tomar medidas necessárias pode estagnar o crescimento em várias áreas da vida dessa pessoa.
Outro impacto da constante indecisão é o estresse e a ansiedade, a pessoa se sente sobrecarregada e passa a cultivar uma preocupação excessiva quando pensa sobre as possíveis consequências de suas decisões, quem vai agradar ou desagradar com esse novo posicionamento..
Ao adiar decisões importantes, empurrar com a barriga, ou achar que o tempo vai resolver a questão, essa pessoa perde muitas oportunidades de crescimento, desenvolvimento pessoal e avanços na carreira.
Outro grande impacto é facilmente percebido nos relacionamentos: a frustração das pessoas que esperavam um posicionamento, o bom senso, o equilíbrio. Sem contar os conflitos que passam a existir com parceiros, amigos e até familiares. Pessoas indecisas têm dificuldade de tomar decisões em conjunto, de manter a confiança e a credibilidade diante de outras pessoas.
A indecisão mina a autoconfiança e autoestima: a pessoa começa a duvidar de sua própria capacidade de tomar boas decisões. Isso pode gerar um ciclo negativo e reforçar ainda mais a indecisão. Você pode estar se perguntando: por onde começar, Tai?
Comece a refletir sobre seus valores e prioridades. Pergunte a si mesmo o que é mais importante para você neste momento e quais são as opções que se alinham com seus objetivos de médio e longo prazo. Faça uma análise cuidadosa dos prós e contras de cada opção disponível. Liste todas as possíveis consequências positivas e negativas de cada escolha e avalie-as de forma objetiva. Defina um prazo para tomar uma decisão.
Algumas práticas podem te ajudar a cultivar esse novo hábito: expresse suas dúvidas de forma clara e transparente; Solicite mais informações e feedback que de fato contribuam para sua autoavaliação do que pode aprimorar para o seu crescimento; Procure focar na resolução de problemas, não escolha o que é mais fácil escolha o que é mais efetivo a médio e longo prazo. Certamente esta vai ser uma decisão mais sustentável. Pense nisso como um modo de viver. Uma vez que você aprende a fazer não consegue mais viver sem.
Não deixe a indecisão sabotar conversas importantes.
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*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.