Comunicação e Marketing

Três fatores que tornam uma conversa mais assertiva

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões

Somos o país mais ansioso do mundo, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022. Também somos o país em que a população mais utiliza aparelhos celulares no mundo, mais precisamente 5,4 horas diárias, conforme relatório publicado pela empresa de análise de aplicativos e mercado App Annie, o State Mobile 2022. Os brasileiros lideram o ranking em que na sequência encontramos a Coréia do Sul (5h), o Japão (4,6h) e os Estados Unidos (4,2h), países que são conhecidos justamente pelo desenvolvimento tecnológico.


E o que isso tem a ver com diálogo? Muito! Conversamos e interagimos com pessoas do outro lado do mundo e não nos escutamos. De um lado pessoas trabalham em uma cidade, estado e/ou país para empresas que estão em outro continente, o que não tenho absolutamente nada contra o avanço, e do outro lado temos pessoas que estão cada vez mais virtuais e uma boa parte passou a acreditar que o presencial é substituível, e não é.


Somos seres socioemocionais, crescemos na interação com outras pessoas. O isolamento forçado da pandemia causou danos que nas próximas décadas serão objeto de estudo para compreender ainda mais profundamente o comportamento humano. Fato!


Existem três características que podemos experimentar intensamente em um diálogo presencial. A primeira é a presença! É muito comum as pessoas não darem atenção ao que sentem, pensam e querem e chegarem diante da conversa e se depararem com um emaranhado de sensações, sentimentos e experiências que não receberam a atenção devida em um tempo mais adequado. Anote para não esquecer: o que você não dá atenção não deixa de existir aí dentro. Por isso, a presença é essencial. É extremamente desafiador se manter presente no diálogo se você não está no tempo presente aí dentro. Está fazendo sentido para você? Eu costumo dizer que presença é a decisão de se manter no aqui e agora sem se identificar com as sensações e experiências que o outro traz.


Você já deve ter passado por alguma situação em que alguém fala de algo que você viveu parecido e aquilo começa a se conectar dentro de você e criar estrutura de defesa ou ataque, nesse momento lembre-se: é a história de vida do outro e eu estou presente para o outro? Este exemplo acima ilustra bem a segunda característica que é a escuta! Como é que eu posso escutar o outro se eu não me escuto? Percebe? Isso vale para os nossos medos, inquietações e também os nossos sonhos, pequenas conquistas e grandes vitórias. O quanto estamos disponíveis a observar o mundo pelo olhar de outra pessoa? A escuta qualificada silencia aquela vozinha na sua cabeça que acha que tem que ter resposta para tudo, ou fica se apegando a alguma frase da pessoa e já não mais acompanha o que foi dito depois daquilo que te incomodou.


A terceira característica é a reflexão! Dizer que vai pensar sobre, não quer dizer que você refletiu. Sabe por quê? Porquê as atitudes seguintes de quem reflete exalam mudança, transformação, ou seja, a pessoa dedicou tempo de qualidade para encontrar o aprendizado da situação e não repetir os mesmos erros. Muitas pessoas evitam esse momento porquê reconhecer que o que o outro disse é verdade, requer delas uma mudança de postura. O que quase sempre esbarra na resistência do sistema de crenças do outro.


Dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional de Doação de Livros, e eu gostaria de propor uma atitude prática que nos inspira presença, escuta e reflexão. Topa o desafio? Escolha um livro que você tem em casa e marcou positivamente sua vida e doe! Escreva uma dedicatória dizendo: “A você que encontrou este livro, parabéns! Espero que ele possa te ajudar tanto quanto me ajudou a …’’. Ler um bom livro além de tirar das telas, ativa sua imaginação, amplia seu repertório de novas combinações para conteúdos e soluções nos negócios e na vida. Ler requer presença, te ajuda a se escutar e gera muita reflexão. Se quiser postar em seu story e me marcar @gamatai, adorarei saber qual livro marcou sua vida. Até o próximo conteúdo! =)


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

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