Três desafios dos introvertidos
Esta semana temos uma data que considero importante tratar dentro do assunto que me dedico a estudar que é a comunicação com autoconhecimento.
Nessa segunda-feira, dia 2 de janeiro, celebrou-se o Dia Mundial dos Introvertidos. A título de curiosidade a data está ligada à conscientização sobre o mundo interno dos introvertidos. O primeiro Dia foi realizado, em 2011, pela psicóloga e autora alemã Felicitas Heyne. A data foi escolhida por ser logo após o término das festas de fim de ano, que podem ser exigentes para os introvertidos. Não há mais a "obrigação" de socializar e fazer preparativos.
Antes de abordar os três desafios de quem é introvertido, quero ressaltar que ser introvertido(a) é uma característica comportamental que por vezes já nasce com você. Logo, não deve ser exterminada.
Vamos então ao primeiro desafio que considero fundamental para lidar melhor com a introversão que é a PERCEPÇÃO. Quais são os gatilhos que lhe movem a querer estar só, ir para o seu mundo interno particular? Enquanto você ignorar isso, vai passar por cima de você para atender expectativas e necessidades que não são suas.
O segundo desafio é RECONHECER que essa característica existe e faz parte de quem você é. Respeite seu movimento interno e considere suas necessidades.
O Terceiro desafio, não menos importante, nem menos desafiador, é EXPRESSAR. Você não pode sinalizar a outra pessoa sua necessidade de estar só, se você não reconhece que isto é uma necessidade que restabelece seu bem estar.
Não queira acabar com a introversão, mude as estratégias e só então terá resultados diferentes e mais próximos do que deseja. Imagine uma pessoa que é introvertida, ignorar isso e passar boa parte da vida se esforçando para ser extrovertida? As pessoas à sua volta também sofrer, porquê se relacionam com algo que não é verdadeiro e em algum momento a máscara cai. É insustentável não ser você.
Penso que uma vida triste é uma vida em que a pessoa passa (sobrevive) para atender as expectativas e necessidade de outras pessoas. Eu trabalho todos os dias para que isso não aconteça, e que a sua comunicação do jeitinho que você é, chegue aos corações entregue sua mensagem e construa relações mais saudáveis e sustentáveis.
Se você conhece alguém que tem essa característica, encaminhe esse conteúdo para esta pessoa. Eu tenho certeza que ao trocar experiências após colocar esses três exercícios em prática, a comunicação desta pessoa em seus relacionamentos passará para outro nível.
Quando a gente se conhece, busca respeitar o outro como ele(a) é, porquê antes disto praticamos o auto respeito. Não deixe de ser introvertido, busque compreender o que a sua introspecção quer proteger ou tem medo, etc e só aí poderá ajustar as velas de seu barco e mudar a direção. Não se esqueça de que o vento sempre estará ali, horas mais forte, horas mais brando. Eu desejo que você faça um 2023 incrível e único, como você é.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.