Você acredita no que tem a dizer?
Foto: ilustrativa/Pexels
Você se considera uma pessoa interessante? É muito comum pessoas não terem segurança na fala porque não acreditam que o que têm a dizer é relevante, algo que pode acrescentar na vida de outras pessoas. A primeira pessoa a acreditar no que você tem a dizer é você mesmo.
Quantas coisas somos capazes de resolver apenas utilizando a escrita, sem necessariamente gravar um áudio ou fazer uma ligação? Apesar da gente saber que a nossa fala corresponde a menos que 10% do total que nós podemos comunicar, é completamente diferente quando você se vê limitado.
O ser humano gosta de controle, na grande maioria das vezes. Então, não ter esse recurso à disposição faz você sentir a falta. Quando você não tem a presença, a ausência te lembra disso.
Tem um filme muito interessante, uma comédia com Ed Murphy, chamado "As mil palavras". Ele recebe uma árvore e, quando a última folha dessa árvore cair, ele vai morrer, e aí gera uma reflexão no telespectador: "o que aconteceria se nós soubéssemos quantas folhas, ou seja, quantas palavras, teríamos antes desse momento?".
Confira todas as reflexões de Tainã Gama, na íntegra, no vídeo abaixo:
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On