Comunicação e Marketing

O que você sente, pensa e quer importam

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões
O que você sente, pensa e quer importam

Foto: ilustrativa/Pexels

 


O que será que está por trás da sua dificuldade de dizer não? Medo de ser julgado(a), não pertencer, ser acolhido(a), elogiado(a)... No fundo, o seu sim é dado na confiança de que a sua recompensa seja: se sentir pertencente, acolhido(a), respeitado(a), validado(a), admirado(a) e por aí vai.


Falta posicionamento, falta decisão, falta coragem… Quando focamos no que não temos, no que ainda não somos, tudo tende a ficar ainda mais difícil. Focar no que você tem construído dentro de si e nas qualidades que você já possui pode mudar o jogo. Tudo começa, passa ou termina na comunicação: sim ou com certeza?


Um dos primeiros passos para você aprender a dizer não é reconhecer que essa dificuldade existe. Não podemos tratar um sintoma que não tem nome, certo? Muitas pessoas ainda escolhem remediar os sintomas e ignorar as causas. Tudo que ignoramos cresce. É sutil, você começa aceitando fazer algo ou se submete a uma situação porquê avaliou ser pequeno. A grande questão é que você replica isso com tudo, com todos e se torna especialista em abrir mão de si para não ser julgado(a), criticado(a) e/ou até excluído(a). 


Neste vídeo, Tainã Gama te convida a aprofundar nos possíveis porquês que te impedem de dizer não. Quem não sabe dizer não sofre fazendo o que não quer e por vezes aceita qualquer coisa. Os anos passam e a pessoa segue realizando apenas os sonhos de terceiros com a justificativa de que não tinha outro jeito, não tinha escolha, não tinha tempo, etc. O que se faz no pequeno se faz no grande. Se você sempre pode ficar para depois e repete isso muitas vezes, lembre-se que você se torna excelente naquilo que repete com frequência. 



Quero mudar, por onde começo? Por dentro! Acesse o que realmente é valioso para você a ponto de seu não ser dado ao outro em benefício de sua autorrealização. Aqui está uma chave poderosa, não sei se você percebeu, por isso vou dar destaque: Qual sim você está com medo de dar a si mesmo(a)? 


Quando você diz não para o outro, você está dizendo sim para algo que tem um valor inegociável para você. Existe um sim aí dentro que está ávido por sua escuta. Dizer sim para você e não para o mundo é o primeiro passo para ser mais autêntico.


As pessoas não comunicam só o que querem mas o que sentem. É justamente por não sentir que a maioria busca no outro algo que ainda não se deu. O que você busca no outro que ainda não se deu?


Às vezes se quer tanto respostas exatas acerca de questões subjetivas que não se compreende que mais vale ter uma boa pergunta do que uma resposta qualquer que não preenche a sede que a sua essência pede. 


Pode ser que você resista a dizer não porquê tem medo da reação do outro, porquê o sim interno ainda é um desconhecido, porquê acredita mais que pode não dar certo... A lista de justificativas que a gente pode elaborar já prova o nosso poder criativo não?


Você vai continuar sofrendo pelo que já lhe é conhecido? Eu espero que esta não seja mais a sua decisão. 


Quanto te pagaram para abrir mão do seu "sim"? Quanto emocionalmente você estava envolvido(a) para aceitar tal preço? Quanto tempo você vai esperar para ser você em tudo que expressa? Autoconhecimento é que nem cartão de crédito: pessoal e intransferível. Sua expressão é fruto disto. Quanto tempo você vai levar para viver a vida que deseja?


A vida é movimento. Vão te movimentar quer você queira ou não. Ainda que seus dois pés estejam no chão o planeta está girando e você com ele. Falar importa! E se for depois de sentir e refletir acerca do realmente sentiu, melhor ainda!


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.