A educação da Bahia é hexa no Ideb abaixo da meta
Foto: ilustrativa/Pexels
Se fosse um título esportivo, poderíamos dizer que a Bahia é hexa campeã consecutivamente. Entretanto, não trata-se de algo que merece qualquer tipo de comemoração. Infelizmente, este ano, amargamos mais uma avaliação negativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sim, essa é mais uma triste realidade baiana. Pela sexta vez seguida, a avaliação do ensino médio baiano ficou abaixo da meta estabelecida pelo Ideb.
Esse cenário de descaso com a educação na Bahia afeta profundamente o futuro dos nossos jovens. Sabemos que a gestão federal já vem fragilizando a educação no Brasil nos últimos anos, seja com trocas recorrentes de ministros da educação ou pela completa falta de apresentação de um plano educacional para o país. Entretanto, a Bahia já vem se superando negativamente há pelo menos uma década.
Quando analisamos os índices da educação na Bahia dos últimos 10 anos, percebemos que a última vez que o estado baiano atingiu a meta estabelecida pelo Ideb foi em 2011, quando alcançou uma média 3. De lá para cá, a avaliação oscilou negativamente, chegando ao ponto de estarmos há seis anos com a nota abaixo da meta do Ideb.
Não dá nem pra dizer que essa defasagem e falta de compromisso com a educação na Bahia é só por conta da negligência do atual governo federal. Como podemos ver, a má qualidade da educação pública por aqui já se arrasta há anos, inclusive quando o governo federal era do mesmo partido da atual gestão da Bahia.
Vivemos uma realidade educacional que interrompe sonhos e destrói o futuro daqueles jovens que tanto precisam de uma educação de qualidade para transformar suas vidas. Sei o quanto a educação transformou a minha vida e sei o quanto ela pode mudar a realidade de milhões de brasileiros. Por isso, sempre pautei a educação como uma das principais ferramentas de transformação social.
Enquanto a educação não for prioridade, tanto para o governo estadual quanto para o governo federal, não teremos uma sociedade desenvolvida. É a educação que tem grande capacidade de reduzir as desigualdades sociais, o alto índice de violência e de promover reparações históricas. É urgente mudarmos o que tem atrasado a educação na Bahia.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.