Cidadania

Retrospectiva 2021: Relembrar para não repetir os erros

Colunista On: Isabela SousaAtivista pela redução das desigualdades e fundadora do Move Bahia
Retrospectiva 2021: Relembrar para não repetir os erros

Foto: Ilustrativa/Pexels



O fim do ano chegou e junto com ele chegam também os quadros de retrospectiva nas redes sociais ou na imprensa que nos fazem lembrar de momentos que marcaram esse ano de 2021. Sem dúvida alguma, após um 2020 de tantas incertezas, esse ainda foi um ano difícil, de muitos contratempos e desafios a serem superados. Um ano que ficará marcado pelos números amargos de brasileiros (as) vítimas de uma das maiores crises sanitárias dos últimos tempos no mundo. 


E mesmo diante de todas essas adversidades, esse também foi um ano de muita luta pela vida, pela manutenção de direitos e de grandes avanços científicos. Circunstâncias essas que nos trazem a esperança de dias melhores em 2022. Ter o entendimento de que todos os percalços de 2021 servem de aprendizado também será fundamental para mudarmos caminhos a serem percorridos no novo ano que se aproxima. 


Além disso, é importante jamais esquecermos que muito desse cenário difícil em 2021 foi causado por completa negligência governamental, sobretudo no âmbito federal.  Um governo que poderia fazer muito mais para combater a pandemia e evitar a ampliação da desigualdade social. Assim, o Brasil teria chances de não retornar ao mapa mundial da fome, por exemplo. Entretanto, esse mesmo governo fez de tudo para que nosso país enveredasse para uma situação ainda pior.


Fazer uma retrospectiva, refletir sobre nossa caminhada e relembrar as situações positivas e negativas que ocorreram em 2021 devem servir sempre como um momento para aprender lições e aperfeiçoar o que foi feito de bom. Até porque de nada adiantará um ano novo se insistirmos com as velhas práticas rodeadas de equívocos.


Que essa análise sobre o que já passou seja sempre um método de aprendizado para não perdermos a esperança por um futuro melhor. A retrospectiva além de nos ajudar a fazer um balanço e ampliar a nossa percepção sobre inúmeros acontecimentos, nos auxilia a planejar melhor o próximo ciclo e olharmos para o futuro aprendendo com o que já passou. 


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Ativista pela redução das desigualdades, filha mais velha de quatro irmãos e fundadora do Move Bahia. Essa é Isabela Sousa, uma jovem de Campinas de Pirajá que cresceu sentindo na pele as dificuldades de uma realidade periférica de Salvador. Hoje, é uma formanda em Direito que sonha pela igualdade de oportunidades e tem a educação como pilar das transformações que a sociedade precisa. Aos 25 anos, Isabela já foi embaixadora do movimento Mapa Educação, é Líder Estadual do Movimento Acredito e representou o Brasil no maior congresso de jovens líderes do mundo, o One Young World, em Londres.

Instagram: @isabelasousaba

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.