Família, amigos, casa... Como você tem organizado seu tempo?
Foto: ilustrativa/Pexels
Como você anda utilizando o seu tempo? Você tem feito tudo o que gosta? Você tem conseguido fazer tudo o que planeja? Você acredita ser uma pessoa produtiva?
Uma vez li a seguinte frase: "O tempo é o nosso único ativo". E então fui pesquisar o que essa frase estava querendo dizer. Na contabilidade de uma empresa, o ativo é tudo que pode ser convertido em dinheiro. Itens que geram de alguma forma benefícios para a empresa.
Nesta correlação, logo percebi o grande valor do tempo sobre nossas vidas.
Observe as redes sociais: são empresas milionárias que conectam o mundo. O que elas mais têm de valor é o tempo dos usuários. Tudo que os apps precisam fazer é atrair nossa atenção e nos manter lá por horas.
Já viu quanto tempo da sua vida você dispõem para elas? Alguns celulares oferecem relatórios com esses dados. Se ficou curioso e deseja saber quantas horas você utiliza determinados aplicativos, dê uma pesquisada no seu aparelho.
Isso não é bom e nem ruim. Trago essa reflexão para você perceber se está sendo funcional ou não. As vezes, não é a rede social que está consumindo seu maior bem ativo. Pode ser um esporte como o futebol, por exemplo. Tudo precisa de equilíbrio. Nem muito nem tão pouco... equilíbrio é o caminho.
Talvez você já tenha utilizado a frase “Ando tão corrido, sem tempo para nada”. Mas já te digo que essa é a maior desculpa que damos a nós mesmos e aos outros. Observe o que você anda priorizando. Você quer mesmo ver aquela pessoa? Está com saudade de bater um bom papo com ela? Então comece a priorizar esses momentos. A organização na prática requer dispormos de um tempo para ela.
Se seu armário anda uma bagunça, talvez você não tenha investido nenhum momento para organizá-lo. Algo que eu percebi em mim há alguns anos é que minha rotina era: trabalhar na semana e ver amigos ou família no final de semana. Esse ciclo era contínuo, afinal, "eu merecia aproveitar o final de semana, já que trabalhei tanto". Era assim que eu pensava. Qual era o tempo que eu destinava para minha casa, para meu lar? Nenhum. Então após ter essa clareza, comecei a mudar meus hábitos e minhas rotinas. Comecei a dedicar tempo para a manutenção da minha morada.
Determine esse momento como for melhor para você. Você vai dizer se serão minutos semanais, se será uma manhã de sábado ou tarde de um domingo. Faça testes e entenda como funciona melhor para você, até encontrar o melhor caminho.
Se você tem uma rotina socialmente ativa, veja de que forma você consegue encaixar alguns minutos para cuidar dos seus objetos, seu acervo. E aqui a gente já entra em outro ponto: o ter. Quanto mais temos, mais tempo dedicaremos a organizar e manter a organização. Mas esse assunto será tema para o próximo mês.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.